Cônsul geral do Japão visita Lucélia e região
Nossa Lucélia - 07.02.2015



LUCÉLIA - O Cônsul Geral do Japão, Noriteru Fukushima esteve no último dia 29 de janeiro, visitando a comunidade japonesa de Lucélia. O encontro com a comunidade foi no clube ACEL, às 16h30. Antes de vir à Lucélia, o Consul esteve reunido com as comunidades de Flórida Paulista e Adamantina.

Com pontualidade britânica, o cônsul Noriteru Fukushima, chegou no horário previsto e fez questão de cumprimentar a todas as pessoas presentes no local. Fez uso da palavra e disse que em sua gestão tem um desafio de conhecer a comunidade japonesa no Brasil, ouvir as suas necessidades, e poder ajudá-las da melhor forma possível.

Além de falar sobre os desafios no Consulado Geral do Japão, na cidade de São Paulo, o cônsul falou sobre a situação política no Japão e respondeu a diversas perguntas da comunidade japonesa. Demonstrando muita simpatia, Noriteru Fukushima ouviu a todos e também tirou fotos com os presentes.

Sobre o Brasil, ressaltou a importância do país para o Japão. Disse que em São Paulo, será aberta a Casa Japão. Além da capital paulista, no mundo somente as cidades de Londres e Los Angeles, terão tal casa de apoio à cultura japonesa.

O cônsul é formado em Direito pela Universidade de Kyoto e também pela Escola Diplomática da Espanha. Antes do Brasil trabalhou na Argentina, México, Espanha e Estados Unidos.

A cidade de Lucélia tem longos laços culturais com o Japão. Parte da nossa cultura e história tem ligações com a comunidade japonesa que aqui, fundou uma próspera comunidade. Além de Lucélia, também Tupã, Bastos e Osvaldo Cruz, tiveram grande presença dos imigrantes japoneses.

O Japão é um grande parceiro econômico e cultural do Brasil. Terceira economia do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos, o Japão é uma país de tecnologia de ponta, forte economia e dono de uma gastronomia que virou patrimônio da humanidade. O Japão desde os tempos dos imperadores e samurais, sempre teve alguma contribuição ao mundo.

Sobre a parceria entre cidades irmãs, o cônsul japonês disse que tais parcerias tem que ser feitas diretamente entre a cidades, por contato próprio, pois o consulado não pode fazer tal tipo de aproximação entre cidades.

A gestão do cônsul atende além do Estado de São Paulo, os estados do mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Após dialogar com a comunidade japonesa em Lucélia, o cônsul seguiu para as cidades de Osvaldo Cruz e Bastos.


Fonte: Marcos Vazniac / Foto: Clikar.com.br

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista