Luceliense é aprovado no curso de Mestrado em Saúde Pública na USP
Nossa Lucélia - 31.01.2015



LUCÉLIA - O luceliense Gustavo Gassalo de Oliveira, filho do casal Osny de Oliveira e da prof.ª Rosangela de Oliveira, foi aprovado no curso de Mestrado, em Saúde Pública, na USP, a maior universidade do Brasil e uma das maiores da América Latina.

Gustavo sente orgulho de sempre ter estudado em escola pública, a maior parte do primário e o ensino médio foi na E.E. José Firpo. Após terminar o ensino médio, foi aprovado no vestibular e fez o curso de Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná no ano de 2010. Acabou se aproximando da área da Saúde Pública ao realizar pós- graduação (2012-2013) em Fisioterapia Aplicada em Saúde Coletiva na UNESP- campus Presidente Prudente, onde atuou em uma área atendida por uma Estratégia Saúde da Família no município de Presidente Prudente. Nesse período aprofundou seus estudos em políticas públicas na área da saúde, compreendendo melhor as potencialidades e dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após terminar o curso em Presidente Prudente em 2013, foi aprovado no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Estadual de Londrina, com término agora em março de 2015. A residência multiprofissional é uma modalidade de pós graduação lato-sensu, criada e financiada pelos ministérios da Saúde e da Educação, sendo realizada pelas instituições de ensino superior em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo dessa modalidade é formar profissionais para trabalhar SUS de acordo com os seus princípios e diretrizes para qualificar a assistência em saúde. Atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Londrina, onde realiza atendimento fisioterapêutico e ações de promoção da saúde, prevenção de doenças, educação em saúde e educação permanente com a equipe de profissionais da UBS. Também cumpre uma carga horária teórica, oferecida pela UEL, abordando temas como: organização e gestão do SUS, epidemiologia , gestão do cuidado em saúde, gestão do trabalho em saúde e gestão de resíduos.

“Me sinto muito feliz pela oportunidade de cursar o Programa de Mestrado em Saúde Pública, oferecido por umas das mais tradicionais escolas de saúde pública do Brasil, a Faculdade de Saúde Pública da USP. Tenho certeza que aprimorarei meus conhecimentos em Saúde Pública, para contribuir na formação de profissionais da área da saúde para aturarem em consonância com os princípios e diretrizes do SUS . A formação profissional é um pilar importante para o sucesso e consolidação do SUS.” explica Gustavo sobre a oportunidade de aprofundar seus estudos na USP.

“Ainda não há nenhum tema específico definido. O tema da pesquisa será definido em conjunto com o professor orientador e provavelmente será na área de epidemiologia, com a análise de dados de inquéritos de saúde, realizado periodicamente com moradores da cidade de São Paulo, com o objetivo de pesquisar as condições de saúde da população, fatores de risco de doenças, acesso aos serviços de saúde, entre outros temas relevantes para subsidiar elaboração de políticas públicas na área da Saúde Pública.”, explica.

A sua expectativa é de realizar uma boa pesquisa, que contribua efetivamente para o planejamento e execução de ações realizadas pelos serviços públicos de saúde, tendo como resultado a melhoria na qualidade e ao acesso dos usuários a esses serviços. O curso tem previsão para início em março de 2015.

“Aconselho a não desanimar no inicio e durante a trajetória acadêmica, pois os resultados esperados aparecerão a longo prazo. Também aconselho a sempre buscar o conhecimento específico da área desejada ( e também de outras áreas correlacionadas), em diferentes fontes, fugindo do pensamento comum. Acredito que isso é um diferencial”, aconselha Gustavo.

O luceliense finaliza a entrevista dizendo que pretende fazer doutorado, continuar sua carreira e se tornar um professor em uma instituição de nível superior. "Sim. Pretendo continuar na carreira acadêmica e me tornar um professor em uma instituição de nível superior."


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista