Professores de judô da Angola buscam aperfeiçoamento em Bastos
Nossa Lucélia - 23.01.2015



BASTOS - O Centro de Treinamento Edison Motoharu Yoshikawa da Associação de Judô de Bastos recebeu no inicio desta semana a ilustre visita de dois professores de judô da cidade de Cacuso, localizada no Estado de Malange, na Angola (oficialmente República de Angola), pais da África, terceiro continente mais extenso do Mundo. Os visitantes são o angolano Adilson Agostinho dos Santos, 25 anos, natural de Cacuso, Malange, e o brasileiro Albertoni Martins da Silva, 34 anos, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e que reside atualmente no país do continente africano.

Adilson Agostinho dos Santos e o brasileiro Albertoni Martins da Silva são funcionários da  empresa Odebrechet Biocon Angola (que atua na produção de açucar, etanol e energia no país angolano) e professores de judô no Projeto Social Palanca Negra (criado por eles próprios e cujo nome homenageia o Palanca Negra, cavalo originário do Estado de Malange) e vieram a Bastos participarem do Shotyugueiko 2015, o tradicional Treinamento de Verão, que esta sendo realizado durante esta semana, entre os dias 19 e 23.

O angolano Adilson dos Santos revelou que sua vinda a Bastos se deve ao conceito excelente do professor bastense Uichiro Umakakeba no judô mundial. “Por meio do filme A Grande Vitória, que conta a mudança de vida do atleta Max Trombini, através do aprendizado das artes marciais, em especial do judô ministado em Bastos, descobri a importância de Uichiro Umakakeba para a preservação do verdadeiro judô, o original criado pelo japonês Jigoro Kano. A partir dai comecei a ter uma vontade imensa de conhecer e aprender o verdadeiro judô estilo japonês, ministrado por Uichiro Umakakeba. Incentivado pelo parceiro Albertoni e com patrocinio da empresa em que trabalho, consegui realizar o sonho de estar em Bastos e aprender com Uichiro Umakakeba técnicas imprecíndiveis de como fazer um atleta de alto nível e rendimento e as lições de vida infáliveis de como formar grandes cidadãos”.

Ele confessa que sua vinda à Bastos superou todas as expectativas. “Nestes três primeiros dias do Shotyugueiko (a entrevista foi feita na quarta-feira dia 21) aprendi muito mais do que esperava aprender durante todo o treinamento. O judô que praticamos na Angola é muito físico e aqui em Bastos conheci o judô técnico e comprovadamente eficiente. Não tenho a mínima dúvida que vou levar bagagem (conhecimentos) suficiente para ajudar os alunos do Projeto Palanca Negra a se tornarem excelentes atletas e grandes cidadãos angolanos”.

O brasileiro Albertoni Martins da Silva, que chegou a Angola há três anos como engenheiro da empresa Odebrechet e ajudou Adilson dos Santos a estruturar o projeto, destaca que o Palanca Negra é reconhecido pela Federação Angola de Judô e União Africana de Judô. “O projeto atende hoje 200 crianças carentes e já formou vários atletas que atualmente integram a seleção angolana de judô em competições internacionais. É tudo sem fins lucrativo, nosso trabalho é voluntário e o apoio financeiro que recebemos da empresa onde trabalhamos é investido em uniformes, pois as crianças não tem condições de comprarem os kimonos, e em diversos outros itens necessários para que a academia continue em funcionamento. Nosso objetivo é fazer com que estas crianças tenham um futuro melhor e digno de um ser humano”.

Pela primeira vez em Bastos e praticante de judô há mais de 20 anos, Albertoni Martins da Silva recorda que já ouvi falar muito sobre o mstre Uichiro Umakakeba. “Desde muito jovem, em Campo Grande, sempre ouvia os professores elogiarem o judô ministrado por Uichiro Umakakeba. A força do judô praticado pelo sensei bastense sempre foi e sempre será reconhecido em todo Brasil e vários outros países. Eu tenho plena certeza que através do aprendizado com Uichiro Umakakeba, o Adilson dos Santos chegará  a técnico da seleção angolana de judô e tornará uma pessoa reconhecida em todo o seu país”.


Fonte: Do Bastos Já

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista