População se manifesta sobre a não realização do carnaval
Nossa Lucélia - 17.01.2015



LUCÉLIA - Um fato pegou os lucelienses de surpresa. No dia 5 de janeiro, por meio de nota da assessoria de imprensa nas redes sociais e website, a prefeitura divulgou que não realizará o Lucélia Fever Fest, tradicional carnaval de rua da cidade, no ano de 2015.

Acostumada com o evento desde 2004, primeiro ano em que aconteceu a festa, a população se divide em relação à decisão do prefeito Osvaldo Saldanha. 

O munícipe, Sivaldo da Silva, afirma ser adepto ao carnaval e diz que a atitude foi “um tiro no pé do prefeito”. Uma mulher, que não quis ser identificada concorda com a decisão e argumenta que o município apresentará menos ocorrências por brigas e diminuirá o consumo de drogas e bebidas. O aposentado, Jaime Beluzi, declara que gosta e comparece à festa todos os anos, mas que a cidade tem necessidades mais urgentes, por isso tem opinião favorável sobre a não realização do evento. 

Os comerciantes mostram-se insatisfeitos. Sebastião Gonçalves, proprietário de um bar próximo ao local em que acontecia o evento, se diz descontente, pois o consumo aumenta cerca de 80% nos cinco dias de festa. E Fábio Oliveira, dono de um posto de gasolina, alega ser prejudicial ao estabelecimento, já que os clientes abastecem mais e compram bastante na conveniência nesta época. 

Entre os jovens também há divergências. Segundo o estudante Caio Vieira: “com certeza é uma perda muito grande, sendo que o carnaval é tradicional e um dos únicos meios de entretenimento da população fornecidos pelo poder público municipal. Porém, há de se levar em conta a falta de recursos e verbas”. E acrescenta: “não adianta gritaria nem passeata, como ouvi que iam fazer, penso que o momento seja de buscar soluções com os vereadores, pois estes têm acesso com os deputados da região e até com possíveis patrocinadores. Ainda falta um mês para o evento. Talvez essa seja a solução para que as ruas da cidade não fiquem silenciosas nas noites de carnaval”.  Outra estudante, Beatriz Bueno, alega que o município do jeito que está não necessita de eventos como este e sim de melhorias. Vários integrantes de tradicionais blocos de carnaval repudiaram a decisão do prefeito, já que costumam confeccionar camisetas e organizar foliões.

Desde a data da divulgação os debates acontecem também nas redes sociais, principalmente no facebook, onde os internautas também dividem opiniões.

PARA O PREFEITO HÁ OUTRAS PRIORIDADES NO MUNICÍPIO - A decisão do prefeito Osvaldo Saldanha de não realizar o carnaval este ano em Lucélia gerou várias manifestações nas ruas, bares da cidade, comércio e redes sociais. Parte da população demonstra-se insatisfeita e outra parte apoia e compreende a decisão do prefeito.

O assunto originou muitos rumores e discussões. A reportagem do Jornal Impacto procurou o prefeito de Lucélia para ele esclarecer as dúvidas da população e explicar os motivos de sua decisão.

O cenário de dificuldades financeiras pelas quais atravessam os municípios brasileiros em razão da queda na arrecadação de recursos e considerando outras prioridades a Administração Municipal de Lucélia decidiu pela não realização do carnaval em 2015, declara Saldanha. Segundo ele, o valor estimado para as despesas ultrapassaria R$ 300 mil para contratação de bandas, estrutura de palco, sonorização, iluminação e segurança. Um custo relativamente alto e desproporcional.

Os lucelienses alegam sobre as verbas vindas todos os anos pelo Ministério do Turismo. De acordo com o prefeito, “nunca houve recebimento de verbas oficiais, dos governos federal e estadual, para a realização do evento carnavalesco em Lucélia. Em todos os anos a festa foi realizada empregando, exclusivamente, recursos da própria Prefeitura. O que existe é um equívoco e desinformação, a respeito da origem dos recursos financeiros gastos no carnaval local, cujas informações distorcidas são exploradas intencionalmente por aqueles que insistem tumultuar e criar a figura de um culpado”, afirma. Alega ainda que enviou ofícios e documentos aos deputados formalizando o pedido de ajuda financeira para a realização do evento, o que não se efetivou.

Realizado desde 2004, o carnaval de Lucélia é uma tradição na cidade e recebe visitantes de toda a região, registrando a participação de cerca de 100 mil pessoas todos os anos. A não realização do evento este ano quebra essa a tradição de 11 anos. Saldanha diz que tem “plena consciência de suas decisões e, sobretudo, responsabilidade sobre elas. E reconhece que a atividade carnavalesca é importante para as pessoas, porém há prioridades que precisam ser observadas e que o evento não é visto como prioridade levando em conta as atuais circunstâncias econômicas do município”, conclui.


Fonte: Do GI Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista