Gestores da região debatem a falta de médicos especialistas nas Santas Casas
Nossa Lucélia - 13.01.2015


O debate foi iniciado pela secretária de Saúde de Dracena, Geni Pereira Lobo Pesin, que começou citando o alto número de atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM)

REGIÃO - Um dos problemas mais graves do SUS (Sistema Único de Saúde), a falta de médicos gera uma grande polêmica em todo o País, e na região de Dracena a realidade não é diferente. Na manhã de ontem, 12, no salão nobre da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, secretários municipais e representantes da Saúde dos 11 municípios da microrregião se reuniram para debater o assunto e discutir possíveis investimentos que podem ser feitos na área.

A reunião foi promovida, após a Santa Casa de Dracena anunciar à secretaria que iria interromper os trabalhos da maternidade, em decorrência da falta de especialistas.

O debate foi iniciado pela secretária de Saúde de Dracena, Geni Pereira Lobo Pesin, que começou citando o número de atendimentos no Pronto Atendimento Municipal (PAM) atualmente. Segundo ela, o PAM 'explodiu' o número de atendimentos e pede a colaboração dos representantes para comunicar seus munícipes que somente atendimentos de urgência e emergência serão realizados, caso contrário, os pacientes não serão atendidos e encaminhados ao Posto de Saúde da cidade de origem.

A secretária disse entender a atual situação financeira dos municípios, mas “se não houver uma parceria, vai chegar a um momento em que Dracena não irá dar conta dos atendimentos da própria cidade”.

Outro assunto discutido foi a interrupção dos atendimentos do médico hematologista Sylvio Adir Miguel, na Santa Casa. Entretanto, Geni informou que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) já iniciou a contratação de um novo profissional para que a população não sofra com a falta da especialidade.

Sobre a falta de médicos, Alessandro Mendes, administrador da Santa Casa de Dracena, esclareceu que a unidade está tentando viabilizar a contração de médicos, porém, os valores de plantão não estão atrativos para esses profissionais.

No debate algumas hipóteses foram cogitadas como a centralização da maternidade em apenas uma das três cidades (Tupi Paulista, Dracena e Junqueirópolis), uma vez que, esses municípios passam pelo mesmo problema financeiro. Entretanto será difícil os prefeitos dessas cidades abrirem mão de suas maternidades. A partir daí “o problema se torna político e não mais técnico”, falou Mendes.

Outra sugestão seria o revezamento de obstetras nessas três cidades. Cada médico atenderia dez dias no mês, se deslocando entre uma cidade a outra para realização dos partos. Neste caso, somente o especialista se deslocaria e a equipe de cada hospital se manteria no local.

Mas a proposta que realmente será levada ao Poder Executivo dos 11 municípios será um aumento no valor do repasse do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (Cisnap), no valor de R$ 17.280 atualmente. Mendes explicou que desde a implantação do consórcio não houve um reajuste aos municípios da microrregião. O reajuste é uma forma de tentar aumentar o valor do plantão dos médicos e tentar fazer com que profissionais de outros centros venham trabalhar em Dracena.

Os representantes da Saúde de cada cidade levarão os assuntos discutidos aos respectivos prefeitos. As decisões tomadas serão apresentadas futuramente em outra reunião. O posicionamento regional é muito importante para resolver a situação.

Representando as Santas Casas, estavam presentes: Altamir Alves dos Santos e Alessandro Mendes (Dracena), Zoraide Galvão (Tupi Paulista) e Valcir Dourado (Junqueirópolis). Além de Dracena, estavam presentes gestores dos seguintes municípios: Irapuru, Junqueirópolis, Tupi Paulista, Ouro Verde, São João do Pau D' Alho, Nova Guataporanga, Monte Castelo, Santa Mercedes, Panorama e Paulicéia. Participaram também a vice-prefeita Célia Brandani e o vereador Milton Polon, o médico auditor Mauro Candido Junqueira e a articuladora da Atenção Básica DRS-11, Lígia Sinatura.


Fonte: Poliana Possatti _ Do Portal Regional / Com informações da Diretoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista