Homenagem do Futebol Adamantinense a Helio Fernandes, falecido hoje em São Carlos
Nossa Lucélia - 17.12.2014


O corpo do Helio Fernandes está sendo velado no Velório Municipal (sala 1). Sepultamento será no Cemitério Municipal de Adamantina

ADAMANTINA - Hélio Fernandes (Hélio), nasceu em Pompéia no dia 25 de janeiro de 1939, começou a jogar futebol no ano de 1950, lateral direito, jogou pelo Colégio Ateneu Bento da Silva, Esporte Clube Primavera Campeão Varzeano de 1960, Clube Atlético Internacional, EC Paulistano Campeão Varzeano de 1961, Expressinho do Adamantina FC, Adamantina FC e Guarani Futebol Clube. Jogou também futebol de salão pela AABB e outros times.

HISTÓRIAS NARRADAS PELO HÉLIO - Zagueiro direito do Adamantina Futebol Clube, participou de um amistoso na cidade de Bela Vista do Paraiso-PR em 1959, onde o Adamantina era muito elogiado pelo morador daquela cidade Sr Hugo Romanini.

“Chegamos, fomos direto para o estádio e nos surpreendemos, pois o campo era de terra roxa batida sem nenhuma grama. Os jogadores do AFC com as chuteiras “Gaeta”, a melhor da época, e os adversários com chuteiras sem os cravos. Foi grande a dificuldade para a movimentação dentro do campo e tomamos de 6X0”.

Alguns participantes deste jogo: Lelé Romanini, Agenor, Chico Preto, Negrão da Tapeçaria, Luizindo do Cartório (todos in memorian), Laércio Aguiar, Izidro Bortoletto e Ayla (paraguaio).

“No Campeonato Varzeano de 1960, jogando pelo Primavera EC, estávamos na ponta da tabela e tínhamos um jogo difícil com a equipe do Fortuna FC (Bairro Fortuna). Nosso treinador, querendo antecipar o título do campeonato, fez uma oferta ao adversário. Ofereceu uma caixa de cerveja para que entregassem o jogo. Os dirigentes do Fortuna FC se revoltaram e confirmavam que jamais iriam amolecer, e que jogariam pra valer e se o adversário quisesse ganhar, seria dentro das quatro linhas. O Primavera goleou o Fortuna por 6X1, que logicamente perdeu o jogo e a caixa de cerveja”.

JULHO 1957
Aspirante do Adamantina Futebol Clube 2 x 0 Penápolis


Minha Respeitosa Homenagem ao Hélio Fernandes, que faleceu em 17 de dezembro de 2014, e gentilmente me cedeu seu Álbum Pessoal de fotografias, onde apresenta sua passagem pelo futebol da Cidade Jóia. É presença importante na Memória do Futebol Adamantinense, que brevemente será lançada à toda a comunidade. (João Carlos Rodrigues)


Fonte: João Carlos Rodrigues _ Chefe da Agência IBGE Adamantina / Fotos: Helio Fernandes

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista