Policial militar multa cadeirante que parou carro em vaga para deficiente
Nossa Lucélia - 12.12.2014


Policial militar alegou que apesar da sinalização de vaga para deficiente, a mesma só pode ser utilizada para uso exclusivo dos carros da Prefeitura

LUCÉLIA - Um cadeirante da cidade de Lucélia que estacionou seu carro em uma vaga sinalizada para deficiente foi multado pela Polícia Militar por estacionar em local proibido. O fato inusitado aconteceu com Michel Boiam, por volta das 13h40 dessa quarta-feira, 10, na avenida Brasil, em Lucélia, ao lado do prédio da Prefeitura.

De acordo com a polícia, um funcionário público municipal teria entrado em contato com a guarnição e 'denunciado' que o veículo estacionou na vaga (de deficiente) exclusiva para carros oficiais da Prefeitura.

O Golf prata que pertence a Michel está identificado como veículo de cadeirante. O cartão que possui diversas informações que comprovam a veracidade da deficiência física fica no painel do carro e é o documento oficial que permite a utilização de vagas especiais de estacionamentos. Mesmo com a identificação do veículo, a multa foi aplicada.

Michel, que é proprietário de uma loja ao lado do Paço Municipal, explica que utiliza a vaga diariamente para se locomover do veículo até o estabelecimento onde trabalha. “Assim como faço todos os dias, parei o carro na vaga para deficiente. Essa vaga tem uma rampa estrategicamente colocada no meio da vaga, que obriga o cadeirante a ser somente passageiro, ou seja, o cadeirante não pode dirigir o carro. E como eu dirijo o próprio carro, eu parei onde eu sempre paro e com muita dificuldade, como eu sempre tenho, consegui sair do carro e subi a rampa que não é acessível. Isso às 9h, quando foi 13h40 foi que o guarda fez a autuação como se lá fosse uso exclusivo da Prefeitura”, esclareceu.

Segundo Boiam, como a rampa fica no meio da vaga ele precisa estacionar distante da guia para conseguir passar com a cadeira de rodas. “Mesmo com a rampa irregular eu nunca reclamei”, relatou.

Em contato com a Polícia Militar, o PM responsável pela ocorrência esclareceu que após a denúncia, a guarnição se dirigiu até o local e se deparou com dois veículos estacionados em frente ao Paço Municipal, sendo um deles na vaga para cadeirante e os dois motoristas foram autuados. De acordo com a polícia, mesmo havendo a sinalização de vaga para deficiente, a mesma só pode ser utilizada pela Prefeitura. “Existe uma placa no local sinalizando que somente carros oficiais podem utilizar as duas vagas. Eu apenas cumpri a determinação que está no código de trânsito”, relatou.

Michel publicou o caso em rede social e a postagem já tem mais de 300 compartilhamentos.

Ontem, 11, funcionários da prefeitura fizeram a pintura de solo no local. Até então, a guia da sarjeta em frente à prefeitura era branca e agora foi pintada de amarela, inclusive a vaga para deficiente.

Após a multa, Michel conta que ontem precisou estacionar em uma vaga comum, pois o estacionamento mais próximo do seu trabalho fica a cerca de 100 metros e não há segurança e acessibilidade para o percurso, já que é necessário atravessar de uma avenida a outra e não existe passarela para deficiente.

Em nota, a Prefeitura informou: “A demarcação executada não foi totalmente concluída em razão da definição da área de estacionamento em frente ao Paço Municipal. Tanto é que a sinalização vertical não está instalada. A equipe que realiza a demarcação das vias públicas está trabalhando atualmente em cruzamento de via considerado crítico, executando medidas ajustadas dentro de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público. Por conta disto e dos prazos deste inquérito, a equipe, que trabalha neste local, irá finalizar a sinalização de frente à Prefeitura. É importante destacar que toda área central de Lucélia é servida pela Zona Azul, que conta com vagas reservadas e exclusivas para portadores de necessidades especiais e idosos”, informou.


Fonte: Estela Mendes _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista