Câmeras fiscalizam descarte irregular de lixo em Tupã
Nossa Lucélia - 05.12.2014


Equipamentos passam a funcionar nesta sexta-feira (5). Denúncias já motivaram aplicação de 60 multas neste ano

TUPÃ - A prefeitura de Tupã (SP) adotou uma medida radical para punir as pessoas que jogam lixo em qualquer lugar. A previsão de multa até já existia, mas era difícil identificar os responsáveis. A solução foi espalhar olheiros eletrônicos pela cidade. A partir de hoje várias câmeras estarão vigiando pontos estratégicos da cidade. A princípio, a intenção é que elas coíbam o despejo irregular do lixo, mas quem insistir na sujeira e for flagrado, vai ser punido com multa e sem direito a defesa.

Antes mesmo da medida da prefeitura, moradores já registravam a ação dos “sujões” em vários pontos da cidade. A quantidade de flagrantes mostra que o descarte irregular de lixo é um problema recorrente em Tupã. E nem a placa com o valor da multa, que é de quase R$ 1 mil, parece intimidar as pessoas. Por isso a prefeitura decidiu investir nas câmeras.

“As câmeras vão ficar em locais variados, porque são móveis, e o pessoal que for multado não tem desculpa, vai ser filmado, vai ter foto, vai ser feita a notificação e a multa é de quase R$ 1 mil, podendo aumentar no caso de reincidência, então não tem para onde recorrer”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Renan Victor Pontelli.

O que mais chama a atenção em um dos terrenos da cidade é que o lixo foi jogado a menos de 800 metros do aterro sanitário. Qualquer veículo tem acesso ao aterro para despejar o lixo. Primeiro ele passa por essa balança e depois o lixo e entulho podem ser despejados. O aterro tem capacidade para receber 55 toneladas de lixo por dia. Então, não tem desculpa. A população e as empresas que descartam lixo em locais indevidos têm que colaborar.

As câmeras móveis começaram a funcionar essa semana, mas por meio denúncias, nos últimos seis meses a prefeitura de Tupã aplicou mais de 60 multas de destarte irregular de lixo. O empresário Adilson Ceza, que mora em uma chácara em uma estrada vicinal, diz que é difícil conviver com a sujeira na porta de casa. “Num tem hora, é durante o dia, à noite, o pessoal joga lixo nas rotatórias na entrada de Tupã e isso vem se agravando, porque atrai bichos, insetos, e o cheiro é muito forte”, conta.

A farmacêutica Sueli Cezar já flagrou muitas vezes o descarte irregular de lixo. Deu bronca, mas não adiantou. O que ela espera agora, é que o peso no bolso também pese na consciência de quem suja a cidade. “Por que a pessoa sai de casa para jogar o lixo nas estradas? Espero que agora com as câmeras coíbam essas atitudes, porque a pessoa precisa sentir no bolso o quanto custa sujar a cidade."


Fonte: Do G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista