Alunos da FAI fazem visita técnica a fazenda de produção de leite
Nossa Lucélia - 04.12.2014



ADAMANTINA - Os alunos do 4º termo do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizaram visitas técnicas à Fazenda Montolar, no município de Sagres, nos dias 6 e 13 de novembro. As visitas fazem parte da aula prática que integra o programa da disciplina de Produção de Bovino de Leite.

A empresa rural, de propriedade dos ruralistas Alzira e Francisco Montolar, possui 105 vacas em lactação, com sistema de produção a pasto, tendo base genética nas raças Holandesa, Parda Suíça, Jersey e Illaharra, sendo esta última originária da Austrália e são pioneiros a utilizá-la no estado de São Paulo.

O casal também é produtor de matrizes de alta genética voltada para a produção de leite com elevação de sólidos (proteína e gordura).

A produção de leite do local é de aproximadamente 1,8 mil litros por dia e a perspectiva é que chegue a 2,5 mil litros com a parição de novas novilhas.

“Na visita, os graduandos tiveram a oportunidade de acompanhar a prática de ordenha, manejo de bezerros, controle de sinantrópicos, manejo de piquetes e suplementos alimentares e sistema zootécnico de anotação de dados de produção e reprodução. Além disso, também puderam conhecer sobre reprodução, sanidade e manejo do bem-estar animal, com explicação do médico veterinário Mário Evangelista Lopes, formado na primeira turma de Medicina Veterinária da FAI”, explicou a docente da disciplina, prof. dra. Sandra Helena Gabaldi Wolf.

Segundo a professora, a propriedade segue à risca as normas da boa prática de manejo e produção de leite, justificando os altos índices de produtividade e qualidade do leite, principalmente a microbiológica.

O curso de Medicina Veterinária da FAI possui convênio de estágios na propriedade.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fai

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista