FAI lança programa regional integrado de alerta de desastres naturais e epidemias
Nossa Lucélia - 20.11.2014


O programa pretende atuar, a princípio, em cinco eixos, sendo o da Defesa Civil 

ADAMANTINA - A direção geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realiza  nesta quinta-feira, 20, a solenidade de lançamento do programa FAI-Cidadan, um centro de investigações sobre desastres naturais, saúde, educação e alerta nas cidades com base em dados meteorológicos obtidos por satélites. O evento tem início às 8h30, no Auditório Miguel Reale, no câmpus II.

O programa faz parte do convênio firmado entre a FAI e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Escola Técnica (Etec) Astor de Mattos Carvalho, de Cabrália Paulista, e com apoio integral da Prefeitura de Adamantina e do prefeito Ivo Santos (PSDB).

“O FAI-Cidadan é um sistema de alerta para o risco de ocorrência de desastres e epidemias e nós vamos abrir, dentro do programa, cinco áreas de atuação nos municípios. Através do sistema integrado com o INPE, usando dados dos satélites nacional e europeu, vamos gerenciar os dados e gerar os alertas para as unidades de Defesa Civil de cada município da região”, revelou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.

O programa pretende atuar, a princípio, em cinco eixos, sendo o da Defesa Civil (FAI-Ciaden, que funcionará como sistema de análise e alerta para desastres naturais), o da Saúde (FAI-Alerta Dengue e Leishmaniose, que emitirá alertas para a eminência de epidemias), Agroambiental (FAI-Agroambiental, que gerará alertas para a ocorrência de eventos naturais que interfiram positiva ou negativamente na produção agrícola), da Educação (FAI-Educa, que permitirá vincular a Plataforma TerraMA² com o ensino de Ciências nas unidades escolares) e do Geoprocessamento (FAI-Geoprocessamento, focado no planejamento urbano e rural).

“Por meio desse sistema, nós teremos um diagnóstico de cada uma dessas cinco áreas de aplicação para, de forma científica, processar os dados do satélite e convertê-los numa leitura fácil para quem desenvolve o trabalho na outra ponta, seja o agricultor ou os profissionais da Defesa Civil, da saúde ou da educação. É uma prestação de serviços que a FAI proporcionará para toda a região”, destacou Cardim.

A solenidade de lançamento do FAI-Cidadan contará com as presenças do geólogo e doutor em Geociências e Meio Ambiente do INPE, Prof. Dr. Eymar Silva Sampaio Lopes, do coordenador do Ciaden da Etec de Cabrália Paulista, Prof. Dr. Lourenço Magnoni Júnior e do pesquisador, docente da FAI e diretor da empresa SmartBio Tecnologia, Éder Giglioti, que explanarão sobre os pontos do programa.

“Tenho certeza que, através dos prefeitos, usinas, agricultores, profissionais da Defesa Civil, da Saúde e da Educação de toda a região, nós obteremos sucesso na implantação desse programa”, concluiu o diretor geral.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista