Santa Casa de Lucélia divulga "NOTA DE ESCLARECIMENTO" à população luceliense
Nossa Lucélia - 17.11.2014




LUCÉLIA - A Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de Lucélia vem a público manifestar-se sobre a declaração do representante da Santa Casa de Adamantina, na reportagem Santa Casa de Adamantina pode abrir mão do Pronto Socorro, publicada no Jornal Gazeta Regional de 05 de novembro de 2014.

Na referida matéria, o representante da Santa Casa de Adamantina alega que uma das causas para a Irmandade da Santa Casa daquela cidade buscar o rompimento do contrato de seu Pronto Socorro junto à Prefeitura de Adamantina, consiste no fato do aumento de atendimentos de munícipes de Lucélia.

Equivoca-se o representante da Santa Casa de Adamantina ao afirmar que houve fechamento dos serviços de pronto atendimento médico de urgência e emergência na cidade de Lucélia, ensejando, portanto, a locomoção de munícipes de Lucélia até a cidade de Adamantina para serem atendidos naquela Santa Casa.

O Pronto Socorro e a Santa Casa de Lucélia não foram “fechados” como alega o Srº Provedor da Santa Casa de Adamantina. De fato, eventuais serviços prestados pela Santa Casa de Adamantina aos munícipes lucelienses, foram devidamente pagos pela Prefeitura de Lucélia ao hospital adamantinense, em razão do regular e competente encaminhamento médico de Lucélia para Adamantina, pois trata-se de procedimento basilar do Sistema Único de Saúde-SUS.

Outro equívoco do representante da Santa Casa de Adamantina consiste na alegação de que “Hoje somos referência de 'socorro' para 10 cidades da região, totalizando uma população de 150 mil habitantes que procuram diariamente o nosso PS e Santa Casa”, pois na realidade, Adamantina já é considerada referência de atendimento médico na região em decorrência de pactuação existente entre aquela municipalidade e o ente governamental, o qual possibilita o repasse de verbas para tal finalidade.

Dessa forma, qualquer cidadão que buscar atendimento médico de urgência e emergência no Pronto Socorro da Santa Casa de Adamantina, não há motivo para recusar sob o argumento de ser residente em outra cidade.

Por fim, fato de importância fundamental que fora omitido na matéria, diz respeito à iniciativa de representantes do Município de Lucélia, em procurar a direção da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina nos últimos dias do mês de setembro passado, no sentido de que aquele hospital viesse a atender os munícipes da cidade de Lucélia, em algumas especialidades médicas como o devido repasse de verba do SUS (média e alta complexidade oriunda do Fundo Nacional de Saúde) de Lucélia para Adamantina. A condição imposta pelo hospital de Adamantina fora a de que aceitaria tal proposta, desde que o Governo do Estado comece a repassar a quantia de R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) mensais para cobrir o défict daquele hospital.

Ressalte-se que, tal reunião, para tratar da possível transferência de atendimento médico emergencial e de urgência entre as duas cidades, aconteceu nas dependências de Secretaria de Saúde de Adamantina, na qual estiveram presentes os senhores Jairo Nascimento e Pedro Ruete, representantes da Santa Casa de Adamantina, o Secretário Municipal de Saúde daquela cidade, sendo que Lucélia esteve representada pelo Prefeito Municipal, três vereadores eleitos pela direção da Câmara Municipal para acompanhar tal tratativa, a Diretora de Saúde, a Responsável pelo RH e o assessor jurídico da Santa Casa; de Marília, diga-se DRS (Divisão Regional de Saúde), a presença do Drº Luiz Carlos Alves de Paula e Silva e a Srª Célia.

Dessa forma, são descabidas as alegações de que o Pronto Socorro de Lucélia foi fechado e munícipes que necessitarem de atendimento médico de urgência e emergência, passaram a ter como única alternativa os serviços prestados pela Santa Casa de Adamantina, fato que teria contribuído para a direção desse hospital denunciar o contrato no intuito de devolver o Pronto Socorro para a Prefeitura daquela cidade.

A Direção da Santa Casa de Lucélia coloca-se à disposição para sanar qualquer dúvida, prestar esclarecimentos ou informações complementares.


Fonte: Williams Coelho Costa _ Assessoria de Comunicação Santa Casa de Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista