"Os prefeitos estão mentindo sobre queda do FPM", contesta João Grandão
Nossa Lucélia - 31.10.2014



REGIÃO - O membro da direção estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) e integrante do diretório municipal João Cesar Prado (João Grandão) esteve na Redação da Folha Regional na manhã de terça-feira (28) para contestar a afirmação da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) sobre a diminuição pelo governo federal do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A informação foi passada à imprensa regional pela presidência e prefeitos que compõem a entidade quinta-feira passada (23), durante reunião na qual declararam que as prefeituras enfrentam neste momento uma crise financeira, e também decidiram fazer manifesto contra as reduções dos recursos enviados pela União e pelo Estado.

“Estão mentindo. Podemos citar como exemplo Adamantina: de janeiro a outubro de 2013 a Prefeitura teve disponibilizado o valor de R$ 10.209.507. E de janeiro a outubro de 2014, ou seja, no mesmo período, recebeu R$ 10.655.337. Isto sem somar a última parcela deste mês. Portanto, não há queda de receita por causa do FPM. Pelo contrário, o repasse até o momento em 2014 está sendo maior que no ano passado. E então, quem está dizendo a verdade?”, contradisse em tom desafiador João Grandão, que revelou ter extraído os números do Portal Transparência, publicados pela própria Prefeitura de Adamantina, além de ter confirmado no site Fundo do Tesouro Nacional.

O valor do Fundo de Participação dos Municípios é pago pelo governo federal em três parcelas mensais, sempre nos dias 10, 20 e 30.

“Acredito que o problema maior que resultou nessa situação crítica deve ser má gestão ou incapacidade administrativa mesmo. E agora estão usando o FPM como desculpa. Sem falar que os prefeitos que lideram esse manifesto (Adamantina, Parapuã e Tupi Paulista) são os mesmos que promoveram neste ano festa grandiosas, de portões abertos, e com certeza gastaram acima da capacidade financeira que o município tinha”, acrescentou o petista.

Em consulta no site da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), João Grandão disse ter matéria veiculada no dia 24 de outubro que traz estudo que aponta o aumento no FPM 2014 de 6,5%. “E vale dizer esta é a entidade que a maioria dos prefeitos segue as orientações, assim como a postura política”.

O dirigente petista finalizou acenando que os prefeitos teriam feito uso político da situação, por causa da proximidade da eleição para Presidência da República, “já que a maioria deles defendia a candidatura peessedebista”. E garantiu estar presente na reunião marcada para sexta-feira (31) em Adamantina, quando os membros da Amnap voltarão a debater o tema.


Fonte: Da Folha Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista