Alunos da rede municipal de ensino apresentam maquete no CICFAI
Nossa Lucélia - 30.10.2014



LUCÉLIA - Os alunos Alayse Giovanna dos Santos Andrade, Eduardo Bernardi dos Santos, Guilherme Quesada, Lorena Cristina Delvechio e Monique Aparecida Estérquile dos Santos, estudantes do 9º ano da Emef “Soledade Domingues Iglêsia” de Lucélia, orientados pela professora de matemática Mariana Aguiar Florêncio, apresentaram trabalho no Congresso Científico da FAI (CICFAI) realizado recentemente. Foi apresentada por eles uma maquete que mostra a relação da matemática com o Parthenon, um templo clássico grego e sua arquitetura.

O Parthenon trata-se de um templo construído no século 5 a. C. e até os dias atuais irradia pureza e perfeição, qualidades estas que demarcam a idade clássica grega. A Acrópole e suas inclinações são compostas por pedras calcárias e ardósia vermelha há aproximadamente 5 mil anos. Neste estilo, o Parthenon alcança uma harmonia que quase ultrapassa o entendimento. Ascendente da cidade de Atenas, o Parthenon trata-se de um templo que homenageia a deusa Atena.

As sacerdotisas de Atena tinham uma sala especial no templo. Na verdade, a palavra Parthenon denota-se "a sala da virgem". As belas magnitudes da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que confirma as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros.

Todas as linhas visivelmente alinhadas do Parthenon são, na verdade, suavemente curvas. A planta do Parthenon mostra que o templo foi construído tendo por base um retângulo com comprimento igual a raiz quadrada de 5 e largura igual a 1. O mais admirável foi a velocidade de sua execução. A construção do Parthenon levou apenas nove anos.

Os alunos agradecem toda a equipe de profissionais da escola e da Secretaria Municipal de Educação pela colaboração, apoio e incentivo depositado.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista