Prefeitos se reúnem para discutir sobre paralisação em protesto à crise financeira
Nossa Lucélia - 29.10.2014


A medida deve ocorrer amanhã, 30, em diversas prefeituras da Nova Alta Paulista, como forma de chamar a atenção da população em relação à queda do FPM

DRACENA - Na tarde de ontem, 28, prefeitos da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) estiveram reunidos com o prefeito José Antônio Pedretti, em seu gabinete, para confirmar a paralisação conjunta das prefeituras da Nova Alta Paulista amanhã (30), nos municípios pertencentes à Amnap.

A interrupção dos  serviços ocorrerá em sinal de protesto à crise financeira que atinge  cidades de todo o Estado, em decorrência da queda da alíquota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No encontro,  estiveram presentes em Dracena, os prefeitos Manoel Pereira (São João do Pau D'Alho), Rodrigo Theodoro (Santa Mercedes) e Ivo Santos, prefeito de Adamantina e presidente da Amnap.

Segundo Ivo Santos, o Governo Federal modificou as alíquotas dos  municípios no ano passado, rebaixando aquelas que são  distribuídas às cidades. “As prefeituras estão tendo dificuldades em pagar os fornecedores e o funcionalismo em dia, porque a arrecadação caiu e as despesas permaneceram”, explicou Ivo.

Os prefeitos solicitam um repasse maior e voluntário do Governo  Federal e do Estado para o próximo ano. Além dos 31 municípios pertencentes à Amnap, as outras 614 cidades do estado de São Paulo seriam comunicadas hoje (29), para também aderirem à  paralisação.

O presidente da Amnap comentou que outras cidades  também manifestaram interesse no movimento. O prefeito Rodrigo Theodoro falou que as contas não estão fechando nos municípios e  mesmo com o corte de despesas teme uma crise muito maior. “O  governo abaixou o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) da  linha branca e dos veículos, porém o IPI é à base da arrecadação do  PM, que é a alíquota que vem para os municípios. Ao invés de  tirar o Confis, que são impostos somente deles (Governo Federal),  eles não tiram. Os consumidores compram carros, geladeiras  micro-ondas, mas não sabe que futuramente poderão sofrer com a  falta de serviços básicos como asfalto e remédios nos postos de  saúde”, explicou Theodoro. Ele contou, ainda, que o movimento é  justamente para alertar a população e levar futuramente para os tribunais.

Na paralisação, faixas estarão alocadas em frente aos paços municipais com a mensagem “S.O.S. Municípios”,  comunicando o protesto à municipalidade. O prefeito Pedretti disse que por enquanto em Dracena não há muito com o que se  preocupar, uma vez que, no ano passado o município passou por  um aperto muito grande, também, devido à queda do FPM, mas  que já vem preparado e está em uma situação de controle após à adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refi), no valor de  aproximadamente R$ 3 milhões, que vem mantendo as despesas  até o momento. Mesmo assim, Pedretti teme um descontrole caso a  situação não seja revertida.

Na sexta-feira (31), haverá reunião  da assembleia geral extraordinária, no auditório da Biblioteca  Municipal de Adamantina, onde será pautada a situação de  insolvência dos municípios, com a presença de prefeitos,  vereadores e deputados para analisar a repercussão da  manifestação do dia anterior.


Fonte: Poliana Possatti _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista