Ex-aluno de Direito da FAI conquista aprovação em Concurso de Magistratura do Estado de São Paulo
Nossa Lucélia - 29.09.2014


Marcel Pangoni Guerra, que concluiu o curso em 2010, foi aprovado entre os 108 de 18 mil candidatos no 184º Concurso de Magistratura do Estado de São Paulo

ADAMANTINA - Um ex-aluno das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizou o sonho de tornar-se Juiz de Direito. Marcel Pangoni Guerra concluiu a graduação em 2010 e, após pouco mais de três anos de estudos, obteve aprovação no 184º Concurso de Ingresso na Magistratura, ficando entre os 108 aprovados de 18 mil candidatos.

Marcel relata que estudava de 9 a 10 horas por dia e estabelecia metas de estudo, como resumir pontos principais dos conteúdos e, ao final, resolver questões correlatas de concursos anteriores. Nesse tempo, quase não saía de casa. Mas, conforme conta, a recompensa foi “proporcional” ao esforço.

O aprendizado das primeiras lições de Direito na FAI é citado por ele como fundamental para obter êxito no ingresso da carreira, que sempre foi seu maior sonho.

“Sem dúvidas a FAI possui papel de destaque nessa conquista. Não posso dizer que passei no concurso. 'Passamos' é o termo correto. Claro que o aprofundamento nos estudos eu fui buscar após a graduação, o que, aliás, compete a cada um, individualmente, conforme suas pretensões pessoais e possibilidades. Mas a formação jurídica básica eu devo à FAI. Tive professores excepcionais, que me ajudaram a construir os alicerces da minha formação. É com essa bagagem que eu pretendo desempenhar, da melhor forma possível, o exercício da Magistratura”, afirma Marcel.

O diretor geral da FAI, professor Dr. Márcio Cardim, expressa congratulações ao ex-aluno e aponta a estrutura da instituição e qualificação do corpo docente como fatores indispensáveis à conquista. Os docentes da FAI são unânimes em confirmar a dedicação de Marcel, a exemplo da coordenadora do curso de Direito da FAI, professora Me. Mariângela de Castro.

“O Marcel Guerra sempre foi um aluno diferenciado, destacando-se nas provas, dedicado à leitura e com excelente redação, além de inteligente, é claro. Após a conclusão do curso e aprovado no Exame da Ordem, dedicou-se a estudar com afinco para o concurso da Magistratura, logrando êxito agora em 2014”, ressalta a coordenadora.

Em 2008, o ex-aluno foi premiado pela FAI com R$ 4 mil em livros jurídicos, quando venceu o concurso de artigos em comemoração aos 20 anos da Constituição Federal.

De acordo com a professora de Direito Constitucional, Drª Fernanda Butarelo, que fez parte da Comissão Avaliadora, o artigo intitulado “Constituição de Papel” chamou a atenção pela atualidade do tema, objetividade e coerência da interpretação jurídica. O tema desenvolvido foi o papel do Poder Judiciário na concretização dos direitos sociais.

“A Comissão Avaliadora, da qual eu fiz parte, não conhecia a autoria, pois os alunos usaram pseudônimo para garantir a imparcialidade. O Marcel sempre foi um aluno exemplar, assistia atentamente às aulas, valorizava os professores e a Instituição de Ensino, destacando-se como um aluno nota dez”, avalia Fernanda, acrescentando que orientou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Marcel, o qual se tornou referência para o curso de Direito pelo aprofundamento do tema sobre o Poder Judiciário.

“A aprovação no concurso da Magistratura do Estado de São Paulo é uma conquista merecida e tenho certeza de que o Marcel será um excelente Juiz de Direito”, declara Fernanda.

ATUAÇÃO NO DIREITO - Natural de Paraguaçu Paulista, Marcel atuou como Oficial de Promotoria na cidade de Lucélia de 2007 a 2011. Depois advogou por um ano na região de Adamantina e Osvaldo Cruz, e desde 2013 advoga em Presidente Prudente.

“Essas experiências foram imprescindíveis para que eu pudesse entender e respeitar as diferentes carreiras. Mas a aspiração pela Magistratura tive desde os bancos da faculdade”, enfatiza.

ETAPAS DO CONCURSO DE MAGISTRATURA - Na primeira fase do concurso (prova objetiva), ocorrida em 1º de setembro de 2013, havia aproximadamente 18 mil candidatos, entre os quais 670 foram para a segunda fase. Já na segunda fase (dissertativa), 187 candidatos obtiveram aprovação. Na terceira (prática de sentença), foram aprovados 157. E na última (fase oral), 108 ficaram aptos a exercer a magistratura. No total havia 230 vagas, sendo preenchida menos da metade delas.

A posse dos novos Magistrados está agendada para o dia 13 de outubro. Nas semanas subsequentes, Marcel receberá um curso de formação a ser ministrado pela Escola Paulista da Magistratura, em São Paulo, e, em seguida, retorna para o interior do Estado onde pretende trabalhar. A escolha da área de atuação, denominada Circunscrição Judiciária, irá ocorrer no próximo dia 29 de setembro.

“A notícia da aprovação foi o momento mais emocionante da minha vida. Investi muito tempo de estudo e dedicação para este concurso, que era meu maior sonho. A gente às vezes desanima, sente que a vitória está longe, pensa que não vai conseguir. Mas, pra quem tem um objetivo, todo o resto vira supérfluo. Mas 'querer', só, não basta. É preciso correr atrás. Eu sempre acreditei que conseguiria, e sempre fiz a minha parte para que isso fosse possível”, exclama Marcel.

O ex-aluno da FAI estende agradecimentos a todo o corpo docente e funcionários da FAI. “Também agradeço aos colegas de classe, com quem dividi os melhores anos de minha vida. Além disso, um agradecimento especial à minha família, pelo apoio incondicional e suporte material durante todos esses anos de estudo. Também sou grato ao Doutor Reginaldo Cesar Faquim, Promotor de Justiça de Lucélia, com quem tive a felicidade de trabalhar e aprender preciosas lições sobre Direito e sobre a vida”, conclui.


Fonte: Priscila Caldeira / Assessoria de imprensa da FAI

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista