"Saúde Bucal" desenvolve ações preventivas
Nossa Lucélia - 20.09.2014



LUCÉLIA - O Programa Saúde Bucal em Lucélia, que tem como coordenadora a cirurgiã dentista Nielma Renata Mazini Ferrari, está desenvolvendo vários programas e projetos que atendem toda população. São ações preventivas que contribuem para saúde bucal desde o bebê ao idoso.

Recentemente gestantes do PSF “Gumercindo de Brito” participam de atividades educativas sobre escovação dentária com a cirurgiã dentista Andressa Lopes Stecher, que abordou “A importância da escovação dental no período gestacional”.

O tema “Hipertensos – Importância do conhecimento do problema pelo portador e pelo cirurgião dentista” foi alerta para a população do PSF “Dr. Domingos” em palestra realizada pela cirurgiã dentista Nívea Laís Martins.

Durante atividade de prevenção em saúde bucal, alunos da Emef. “Prof. Soledade Domingues Iglesia, aprenderam brincando como escovar corretamente os dentes. Com o auxílio da cirurgiã dentista Andressa Lopes Stecher, tiveram a placa bacteriana corada em rosa para melhor visualização e intensificação na escovação dental das regiões mais propícias ao desenvolvimento da cárie.

No mês de agosto, os alunos da APAE de Lucélia receberam cuidados em saúde bucal dos dentistas da rede municipal de saúde, incluindo palestras educativas, exames bucais e agendamento das consultas odontológicas, encaminhamento para reabilitação por próteses dentárias, escovações com a supervisão do dentista e adaptação dos cabos das escovas dentárias.

De acordo com o cirurgião dentista Mateus Fernando da Silva, a dificuldade motora da maior parte dos alunos é um problema durante a escovação. Por esta razão, a equipe de saúde do PSF “Pref. João Garcia Maldonado” está confeccionando dispositivos para adaptação dos cabos das escovas dentárias e facilitar o seu manuseio pelos alunos.

Outra atividade foi a aplicação de flúor em crianças com alto risco de cárie da rede municipal de ensino. O flúor combate a cárie, pois se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram e que já se formaram. A ação foi desenvolvida pelo cirurgião dentista Wilson Gonçalves Barbosa com aplicação tópica de flúor nos alunos da EMEF “Argemiro de Almeida Gonzaga”.

Para os bebês, é desenvolvido o Programa Bebê Dente, que realiza atendimento odontológico em crianças de 0 a 03 anos, onde são realizadas orientações aos pais sobre higiene oral e alimentação, acompanhamento do nascimento dos dentes de leite, limpeza oral e prevenção das doenças bucais. As consultas devem ser agendadas na Unidade de Saúde mais próxima da residência.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista