Lucélia é a primeira do Estado no controle de arborização urbana
Nossa Lucélia - 04.08.2014


O sistema ficará sob responsabilidade da diretora do Meio Ambiente, Daiane Romanini

LUCÉLIA - O Departamento de Meio Ambiente de Lucélia ganha destaque ao incorporar um sistema inovador de software que realiza o georreferenciamento de todas as árvores do município, identificando  dados como cobertura vegetal, altura de copa, grossura do tronco, quais as calçadas não têm 'golas', entre outros serviços disponíveis para o controle de arborização urbana.

O sistema ficará sob responsabilidade da diretora do Meio Ambiente, Daiane Romanini, que está otimista com a nova ferramenta do departamento.
“Vamos ter um controle sobre quais ruas já estão arborizadas, as espécies, estágio de desenvolvimento em que se encontram, suas necessidades de manejo e poda”.

A arborização urbana traz diversos benefícios à população, entre eles a minimização de impactos, como as poluições sonoras e atmosférica – por meio da retenção de particulados sólidos (poeira). Além disso, oferece sombreamento e serve de abrigo para insetos, aves e animais, que por sua vez contribuem para o equilíbrio ecológico no ecossistema urbano, evitando o surgimento de doenças ao ser humano.

Daiane cita um exemplo de como o sistema auxiliará os trabalhos do Departamento. “O serviço de poda vai ser online. Quando o morador nos fazer essa solicitação,  pelo cadastro da árvore no sistema saberei quantas vezes foi podada e as demais informações necessária, inclusive a autorização para realizar o serviço. Mas, isso ainda estamos em fase de implantação”.

A empresa responsável pelo software é a Megral Geo, de Dracena, e segundo a diretora apenas árvores de vias públicas são identificadas. “ Este tipo de trabalho traz inúmeros benefícios para a população, além da praticidade e desburocratização  para realizar serviços. Teremos a minimização de impactos ambientais na cidade”, finaliza.


Fonte: Fernanda Silva _ Do Grupo Impacto

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista