Com pedido agendado desde janeiro, Assembleia de Deus não consegue liberação do Ginásio de Esportes
Nossa Lucélia - 18.07.2014


Evento será realizado em Lucélia

ADAMANTINA - A Igreja Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Campo de Adamantina, precisou alterar de última hora o local de realização do congresso UMADCA (União da Mocidade da Assembleia de Deus de Adamantina), que acontece de 18 a 20 deste mês.

Desde janeiro deste ano, a igreja solicitou por meio de requerimento, a liberação das dependências do Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”, para sediar o evento religioso. No entanto, somente esta semana, faltando três dias para o congresso, a Prefeitura informou que não será possível utilizar o Ginásio de Esportes.

O motivo é a interdição do espaço desde dezembro de 2013 por parte do Ministério Público (MP). A administração municipal firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, para que fossem feitas as adequações necessárias para a liberação do local, mas a reforma ainda não foi concluída.

O pastor Gedaías Alves da Silva, 2º vice-presidente da Igreja, contou à reportagem que a Prefeitura havia informado que até julho as adequações do local estariam concluídas.

Diante deste impasse, a igreja protocolou requerimento na semana passada, na Promotoria de Justiça de Adamantina, solicitando a permissão de uso da quadra do Ginásio para o congresso.

O pastor Gedaías apresentou à reportagem, a cópia da solicitação feita à Promotoria, e em anexo a planilha de execução e andamento das obras em atendimento ao TAC. Outro documento apresentado pelo pastor mostra que a Promotoria de Justiça teria formulado pedido de vistoria do espaço para a prefeitura apresentá-lo ao Corpo de Bombeiros.

O comandante do Posto de Bombeiros de Adamantina, Evandro Nakazima explicou que a Prefeitura solicitou a vistoria do local após a formulação do pedido pela promotoria, mas devido à proximidade com a data do congresso, não foi possível viabilizar a vistoria em tempo, já que existem procedimentos burocráticos internos que devem ser respeitados antes que a inspeção seja feita.

“Faltou-nos vontade política, faltou bom senso das autoridades, e faltou a boa intenção de que eles viessem nos ajudar a realizar o evento. Por que o congresso traz jovens das ruas para a igreja. Ele deixa o convívio das drogas, o mundo do crime e vem ser útil a sociedade para ter uma convivência digna na família. O evento é aberto para toda população e é gratuito, não se cobra nenhuma taxa”, opinou o pastor.

Com isso, o UMADCA será realizado em Lucélia, na Igreja Assembleia local, localizada na rua Paulo Sambaqui, 211, centro.

GINÁSIO COMO ALOJAMENTO – Na última semana, durante a realização da 2ª Copa Sul-Americana Amizade Joia, o Ginásio de Esportes Paulo Camargo serviu de alojamento para atletas de delegações participantes do evento.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura justificou: “No início do mês de junho a Prefeitura de Adamantina recebeu Laudo de Vistoria Técnica aprovado pelo Corpo de Bombeiros permitindo a realização de atividades internas e prática de atividades esportivas, sem público.”

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Adamantina declarou que a Promotoria de Justiça indeferiu a permissão de uso do Ginásio de Esportes. “Ocorre que desde dezembro de 2013 o local está impedido por determinação do Ministério Público de Adamantina de sediar eventos ou atividades esportivas.

Tal proibição foi repassada ao representante da respeitada instituição religiosa e foi apresentado o recinto Poliesportivo como alternativa para a promoção do evento, inclusive com a reserva de datas para a realização da atividade.

O representante da Igreja Evangélica foi informado ainda, da existência de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a Prefeitura de Adamantina e o Ministério Público que prevê a realização de obras de segurança e implantação de banheiros com acessibilidade nos vestiários, guarda-corpos e a abertura de entradas laterais.

De janeiro até a presente data a Prefeitura realizou licitação para contratação de empresa para elaboração de Projeto Técnico de readequação do Ginásio de Esportes. Referido estudo foi elaborado e a administração aguarda a elaboração do cronograma físico e financeiro para se projetar a possibilidade da execução das obras no atual exercício e/ou inclusão no orçamento do próximo ano ou busca de recursos, dependendo do montante necessário.

“Ciente da impossibilidade da utilização do espaço então pretendido, até aquele momento, o senhor Aristeu ingressou, no dia 10, com solicitação de permissão de uso do Ginásio de Esportes junto ao Ministério Público, o que foi prontamente indeferido pelo promotor de Justiça Rodrigo de Andrade Fígaro Caldeira”.

Por fim, a prefeitura informa, ainda, que: “continua executando todos os processos necessários à total adequação e, consequente, liberação do referido Ginásio de Esportes e reafirma o compromisso de colaborar com qualquer instituição e/ou entidade de nosso município, resguardado o interesse público e a segurança da população”.



Fonte: Estela Mendes _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista