Jurado espanhol avalia os melhores ovos produzidos em Bastos
Nossa Lucélia - 18.07.2014


Evento faz parte da Festa do Ovo, realizado há 50 anos na cidade. Festa começa na sexta-feira

BASTOS - Treze jurados avaliaram nesta quarta-feira (15) os melhores ovos produzidos em Bastos (SP). O concurso faz parte da programação da Festa do Ovo, que começa oficialmente na sexta-feira (18). A novidade deste ano foi a participação de um especialista estrangeiro na avaliação dos ovos.

O Concurso do Ovo acontece há quase 50 anos em Bastos e este ano ganhou ainda mais peso com a presença do espanhol Miguel Valls, que é veterinário e especialista em genética animal. “É um exame muito exaustivo dos ovos e uma iniciativa muito antiga em Bastos, mas que não é comum em muitos países, por isso é muito interessante”, conta.

O concurso tem três categorias: ovos brancos, vermelhos e de codorna. Os jurados avaliam a aparência externa, uniformidade da casca, a altura e consistência da clara, além da cor da gema.

Aqui nós simulamos aquilo que é importante para o consumidor. É a percepção de qualidade para o consumidor que acabam definindo os critérios de qualidade”, explica Christian Maki, presidente da comissão organizadora. Ricardo Sanches é responsável por uma das 59 granjas que produzem ovos brancos e participam do concurso do ovo esse ano. É ele quem faz a seleção dos ovos que vão ser avaliados pelos jurados.

O trabalho é minucioso, já que o ovo deve ter aspecto excelente e pesar 64 gramas. No ano passado, a granja ficou em segundo lugar no concurso e ganhou mais prestígio no mercado. “Vai ser um produto diferenciado porque a gente trabalha em cima de qualidade, para atender sempre o nosso cliente da melhor maneira possível.”

Depois que os ovos são analisados pelos jurados uma amostra deles vêm para uma máquina, que faz a análise mais precisa dos ovos. É uma máquina fabricada no Japão, usada por institutos de pesquisas e laboratórios que auxiliam os avicultores.

O ovo é pesado, depois vai passar por um teste de resistência. Por último é avaliada a qualidade interna do ovo. “Quanto melhor a qualidade medida na máquina significa que melhor será o produto para o consumo. É garantia de qualidade para consumidor”, ressalta o técnico em zootecnia, Paulo Ito.

Na categoria ovos brancos, o vencedor foi o produtor Cláudio Yajima, na de ovos vermelhos, Christian Maki e na categoria ovos de codorna, o vendedor foi o produtor Osmair Dohashi.

A Festa Ovo começa nesta sexta-feira e será realizada no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, na Rua Presidente Vargas, no centro.


Fonte: Do G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista