Geógrafo francês Pierre Monbeig visitou Lucélia "a cidade que nascia da floresta"
Nossa Lucélia - 28.06.2014



Por Marcos Vazniac - Um dos maiores expoentes da geografia nacional, o geógrafo francês Pierre Monbeig, esteve em Lucélia no ano de 1944. O objetivo do famoso pensador francês era conhecer e escrever sobre a colonização do oeste paulista, onde matas virgens eram derrubadas para dar lugar aos cafezais.

De suas andanças pelo interior bravio resultou no livro Pioneiros e fazendeiros de São Paulo, editado em Paris, França no ano de 1984, considerado um clássico da geografia nacional. Monbeig descreve sua curta passagem por uma cidade que nascia da floresta, mas ao mesmo tempo tinha um povo rude de pouca conversa. Monbeing passou por aqui e registrou em seus relatos que os enviou para a França, o esplendor de nossa gente que da floresta fazia brotar uma cidade em terras que já fora habitada por dinossauros e homens pré-históricos. Em sua obra acima citada, o francês cita a cidade de Lucélia algumas vezes.

O geógrafo francês trabalhou e estudou o Brasil entre 1935 e 1946, data em que ocupou cadeira de professor na Universidade de São Paulo, assim como cátedra de geografia humana nesse mesmo período. Foi mestre de diversos geógrafos brasileiros importantes, como Pasquale Petrone e Aziz Ab´Saber, divulgando uma geografia francesa modificada na USP, consequentemente em território nacional.

A paisagem de Monbeig também incluía elementos como odor e som, além de cultura e religião, dando início a “região cultural”, algo na fora de época também. Essa visão do homem na geografia pedia a presença de outras ciências humanas, como a história. Monbeig foi um defensor da Geografia ser conectada com a História, sendo contra então a separação da Geografia e História em cursos universitários distintos, como o é hoje.

Entre suas principais obras estão:
1940: Ensaios de geografia humana brasileira, São Paulo: Livraria Martins.
1957: Novos estudos de geografia humana brasileira, São Paulo: Difusão Europeia do Livro.
1969: Brasil, São Paulo: Difusão Europeia Do Livro.
1984: Pioneiros e fazendeiros de São Paulo, São Paulo: Hucitec, Polis.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista