Depois de anos desativado, Arquivo Histórico de Adamantina é reaberto ao público
Nossa Lucélia - 22.06.2014


A reorganização e reabertura do material aconteceu no mês em que a cidade completa 65 anos

ADAMANTINA - Após passar anos encaixotado, o Arquivo Histórico Municipal de Adamantina volta a ser reaberto ao público. A reorganização e reabertura do material aconteceu no mês em que a cidade completa 65 anos de emancipação político-administrativa e, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, responsável pelo acervo, novidades deverão surgir em breve.

O Arquivo Público e Histórico do Município de Adamantina foi criado pela Lei nº 2.238, de 24 de novembro de 1989 e, desde então, conforme Artigo 2º, o arquivo funciona como uma seção na Biblioteca Municipal. Antes, funcionava em uma pequena sala, no anfiteatro da Biblioteca, mas devido a reforma e ampliação, passou os últimos anos em caixas guardadas nos prédios pertencentes à Secretaria. Só recentemente, depois de finalizada a ampliação da Biblioteca, que o Arquivo voltou a ter espaço próprio.

“Iniciamos nossos trabalhos em janeiro de 2013 e todo o material estava encaixotado, dividido em vários setores. Sabíamos do desafio de reorganizar os documentos e da necessidade de um profissional da área para fazer este trabalho”, destaca a secretária de Cultura Natália Bachi Borro.

Segundo ela, buscando preservar e valorizar a história do município, a atual administração contratou recentemente um profissional 'arquivologista', para cuidar exclusivamente da organização de todo material e do espaço.

Natália destaca que este profissional já havia sido aprovado em concursos público e aguardava apenas a convocação e desde então passou a compor o quadro de funcionários da Secretaria de Cultura. O Arquivo Histórico está instalado no piso térreo da biblioteca e aberto à consulta, sempre acompanhada pelo profissional, à toda a população.

“Reorganizar este espaço significa um grande avanço para o município. Devemos, além de preservar, valorizar nossa história. E todo cidadão deve ter acesso a ela. Queremos ampliar ainda mais este acervo e esperamos que nossa história possa ser motivo de orgulho”, finaliza.


Fonte: Tamyris Araujo - Do Grupo Impacto

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista