Após 30 anos, morador de residência terapêutica reencontra a família
Nossa Lucélia - 22.04.2014


Serviço em funcionamento em Adamantina promove a reinserção social de pessoas com longo histórico de internação em hospitais psiquiátricos

ADAMANTINA - O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de Adamantina promoveu mais um emocionante reencontro. Os profissionais da unidade local receberam, com muita alegria, os familiares do morador Lourival Alves da Cunha, carinhosamente conhecido como “Loro”. Após 30 anos sem qualquer vínculo familiar, ele reencontrou a irmã e o cunhado.

Nesse período, Lourival permaneceu internado em diversos hospitais psiquiátricos até dar entrada na Clínica de Repouso Nosso Lar de Adamantina, onde morou por aproximadamente 15 anos, e nos dois últimos anos reside no SRT.

O reencontro foi possível apenas através do trabalho dos profissionais do residencial terapêutico, com o auxílio do Núcleo de Informação da Secretaria de Saúde de Adamantina. Eles efetuaram levantamento e obtiveram nomes e endereços de familiares de Lourival, residentes no litoral paulista.

A partir daí, solicitaram a intervenção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Guarujá para intermediação junto aos familiares, a fim de que os vínculos fossem resgatados.

A família, que desconhecia o paradeiro de Lourival, passou a manter contatos telefônicos com o SRT e, na última semana, a irmã Elizabete e o cunhado Domício vieram visitá-lo.

Dos moradores do SRT de Adamantina, Lourival era o único que ainda não tinha reencontrado a família.

RESIDENCIAL TERAPÊUTICO - Em funcionamento desde julho de 2012, o Serviço Residencial Terapêutico funciona na Alameda João Andrade, 192, e reúne oito moradores (capacidade da unidade) com longo histórico de internação em hospitais psiquiátricos.

O serviço tem como objetivos o resgate da autonomia para atividades de vida diária e a reinserção social. Desta forma, os pacientes desenvolvem autonomia para executar tarefas cotidianas, como cozinhar, limpar, arrumar e cuidar de seus utensílios pessoais, sempre com o auxílio e a orientação do cuidador.

A unidade possui equipe multiprofissional, formada por seis cuidadores, uma copeira, uma zeladora e a coordenação de uma assistente social. Além dos profissionais da Residência Terapêutica, os pacientes passam por atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidade de referência de saúde, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade que oferece atividades manuais, pela Etec Eudécio Luiz Vicente, que oferece aulas de computação, e pelo Grupo Operativo, que trabalha os conflitos de grupo, com psicólogo disponibilizado em parceria firmada com as Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI).

A Secretaria de Saúde de Adamantina tem como meta estabelecer mais uma unidade de Residência Terapêutica na cidade com oferta de oito novas vagas.

As Residências Terapêuticas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos. Assim, para cada morador de hospital psiquiátrico transferido para a residência terapêutica, igual número de leitos psiquiátricos deve ser descredenciado do Sistema Único de Saúde (SUS) e os recursos financeiros que os mantinham devem ser realocados para os fundos financeiros do Estado ou do município para fins de manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos.

Esse serviço está sendo implementado desde 2000 em todo o país pelo SUS para, em conjunto com os demais programas existentes na área de saúde mental, substituir o modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico.


Fonte: Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 20144 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista