Mais seis médicos cubanos atenderão em Adamantina
Nossa Lucélia - 18.04.2014


Os seis médicos que atuarão em Adamantina já estão em São Paulo

ADAMANTINA - O município de Adamantina receberá na terça-feira (22), mais seis médicos cubanos que integrarão o corpo de profissionais da rede de atenção básica da Secretaria de Saúde e atenderão nas unidades de ESF (Estratégias em Saúde da Família). Em março quatro profissionais da saúde, sendo uma cubana, já haviam chegado à cidade por meio dos programas Mais Médicos e Provab (Programa de Valorização de Atenção Básica). Outra novidade que em breve deverá beneficiar a comunidade local é o PSF Rural (Posto de Saúde da Família).

De acordo com informações obtidas com o diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), somente nos dois programas do governo federal, os investimentos mensais chegam a R$ 150 mil por mês em Adamantina.

Com a chegada dos profissionais, a administração consegue viabilizar a implantação, ao longo dos próximos meses, das novas unidades de saúde. Ao todo, Adamantina terá 14 unidades de Estratégia em Saúde da Família.

Enquanto as unidades não são concluídas, os profissionais serão distribuídos pelas unidades de saúde já existentes, melhorando o atendimento oferecido a comunidade.

Os seis médicos que atuarão em Adamantina já estão em São Paulo, onde passam por cursos de línguas e sobre o SUS (Sistema Único de Saúde). Na cidade eles também passarão por adaptação para conhecer a realidade local até que a documentação seja liberada pelo Ministério da Saúde.

PSF RURAL – A população que mora na zona rural de Adamantina poderá ser beneficiada em breve também com um PSF Rural. A proposta pioneira da Secretaria Municipal de Saúde foi encaminhada ao Ministério da Saúde e foi bem aceita pelo ministro Arthur Chioro, que é amigo pessoal do secretário municipal de Saúde Jorge Chihara, que conta com total apoio do prefeito Ivo Santos.

De acordo com projeto, haverá uma equipe de PSF específica para atender as comunidades rurais, com apoio de uma base um fixa, que pode ser na zona urbana, mas com atendimento em todos os bairros rurais.

Fonte: Tamyris Araujo _ Do Grupo Impacto



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista