Ipem autua 30% dos caminhões após fiscalização na SP-294
Nossa Lucélia - 11.04.2014


Nove dos 30 veículos abordados estavam sem verificação adequada. 'Caixas pretas' foram analisadas, nas proximidades de Adamantina

ADAMANTINA - O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) regisrou irregularidades em 30% dos caminhões fiscalizados em uma operação realizada nesta quinta-feira (10), na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), nas proximidades de Adamantina. O trabalho contou com apoio da Polícia Rodoviária Estadual e verificou as condições dos tacógrafos, aparelhos considerados como as “caixas pretas” de caminhões, ônibus e vans escolares.

A ação identificou problemas em nove dos 30 veículos fiscalizados. Em todos os casos, os equipamentos estavam sem verificação. Os responsáveis pelos caminhões foram autuados e têm o prazo de até dez dias corridos para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil.

Os cronotacógrafos, conhecidos como tacógrafos, registram informações do percurso, tais como respeito aos limites de velocidade, distância percorrida e tempo de direção sem paradas, além de permitir a reconstituição e elaboração de laudos técnicos em caso de acidentes. O instrumento contém um disco diagrama de papel ou fita, que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias.

Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.

Foram analisados veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg, constituídos principalmente por caminhões de carga em geral ou de produtos perigosos. A fiscalização na cidade integra a operação realizada em todo o Estado.

Fonte: Do G1 Presidente Prudente



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista