MPF concede prazo e vai aguardar reunião com técnicos do Ministério da Saúde para definição sobre Samu Regional
Nossa Lucélia - 09.04.2014


Mesmo com redução de custos, prevista no novo plano operacional, adesão dos demais municípios é considerada essencial para a implantação do Samu Regional

REGIÃO - Representantes de cinco dos seis municípios contemplados com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), citados em inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF), regional de Marília, participaram de nova reunião com o procurador Dr. Diego Fazardo Maranha Leão de Souza, na tarde desta segunda-feira (07).

No encontro, solicitado pela Prefeitura de Adamantina, os representantes do Comitê Gestor Inter-Regional de Atenção às Urgências apresentaram documento solicitando prorrogação do prazo estipulado pelo MPF para uma definição sobre a implantação do serviço ou devolução das ambulâncias e nova proposta para do plano operacional do Samu.

Foi reiterado pelos representantes dos municípios o interesse em implantar o sistema Samu, todavia estava pendente a marcação de reunião com representante do Ministério da Saúde para tratar de adequações no projeto original. A reunião, pré-agendada para o mês de maio, ainda depende de confirmação por parte do Ministério da Saúde, que solicitou opções de data para sua realização.

Após as discussões, os municípios resumiram sua posição no sentido de reduzir as Unidades de Suporte Avançado (USA) a apenas uma ambulância, sediada em Tupã, e manter as seis Unidades de Suporte Básico (USB).

Ainda seguindo o novo modelo de plano operacional apresentado, quanto à central de regulação, foi apresentada a possibilidade de utilização da central de Tupã apenas em uma segunda etapa. “A Rosângela (Secretária de Saúde de Tupã) e eu participaremos de uma reunião com os representantes do Samu de Marília na próxima semana para verificar a possibilidade de utilização da Central de Regulação dessa regional”, revela o secretário de Saúde de Adamantina, Jorge Chihara.

“Essas medidas poderiam permitir, a depender de cálculos a serem realizados, o funcionamento do sistema independente da participação de todos os Municípios inicialmente pensados para integrar o Regional, ou através de substituição de Municípios pequenos que detêm ambulâncias por outros maiores, sem prejuízo de, em uma etapa ulterior, novos Municípios virem a ser agregados ao sistema”, relata a Ata da Reunião.

Diante do apresentado, o Ministério Público Federal decidiu por aguardar o desfecho da reunião com os técnicos do Ministério da Saúde para deliberar acerca das medidas a serem tomadas quanto às ambulância doadas aos municípios e ao montante investido na Central de Regulação.

Compareceram à reunião o Secretário de Saúde e presidente do Comitê Gestor, Jorge Yochinobu Chihara, e o Assessor de Imprensa, Everton Santos, da Prefeitura de Adamantina; o Procurador Jurídico, Leonardo Namba Fadil, e a Secretária de Saúde de Tupã, Rosangela de Souza Urel Gaspar; o Assessor Jurídico do Município de Osvaldo Cruz, Luiz Sérgio Mazoni Filho; os advogados Willians Coelho Costa (Santa Casa) e Xisto Yoichi Yamasaki (Prefeitura), de Lucélia; o Prefeito de Parapuã, Samir Alberto Pernimian, e o Diretor de Administração e Finanças, Paulo Sérgio Peres Souza. Ausentes injustificadamente os representantes municipais de Pacaembu.


Fonte: Assessoria de Imprensa



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista