Osvaldo Cruz aguarda recursos para implantar câmeras de monitoramento
Nossa Lucélia - 03.01.2014


Pontos da cidade já foram definidos pelo Conseg e polícias Civil e Militar. Prefeitura diz que após levantamento de custos abrirá processo de licitação

OSVALDO CRUZ - Um estudo realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), em conjunto com as polícias Civil e Militar, definiu alguns pontos de Osvaldo Cruz, considerados “sensíveis” a serem monitorados por câmeras. O documento foi encaminhado para o Executivo há cerca de oito meses. De acordo com o advogado do Conseg do município, Alessandro Aparecido Romano, o órgão e a prefeitura buscam meios de viabilizar o orçamento necessário para a implantação do sistema.

“O  projeto de vídeo monitoramento sempre foi um anseio do Conseg com vistas à inibição, prevenção a elucidação de fatos delituosos de qualquer natureza. Além disso, o órgão acredita que o sistema terá impacto em outras áreas,  tais como guarda do patrimônio público, infrações de trânsito, garantia da lei e da ordem, dentre outros”, explica.

Segundo ele, o projeto prevê a instalação de câmeras de vídeo monitoramento espalhadas pela cidade em diversos locais, além de uma central de monitoramento em tempo real para “coibir crimes e gravação de imagens para posterior análise em casos de investigação”.

Para que as câmeras comecem a funcionar no município, o advogado do órgão afirma que após os estudos orçamentários, haverá um processo licitatório para definir a contratação da empresa.

“Existe uma estimativa de custo que poderá variar para mais ou para menos dependendo da necessidade. É certo que a administração pública está adstrita ao principio da legalidade no que tange a aquisição de bens ou contratação de serviços e, portanto, o custo operacional só será definido após a realização de licitação”.

Conforme Romano, os pontos das câmeras já estão definidos, mas não serão divulgados por questões “estratégicas”. De acordo com o advogado, algumas equipamentos serão itinerantes e poderão ser deslocados para pontos diversos de acordo com a necessidade.

A Prefeitura de Osvaldo Cruz por meio de nota informou que tem o projeto como prioridade, no entanto, “depende de definições dos pontos em que as câmeras de vídeo deverão ser implantadas”.

O Executivo informou ainda que trabalha em conjunto com o Conseg para dar continuidade ao processo, porém, afirma que “o que falta é a informação sobre o custo operacional, que está em andamento pelo Conseg. Assim que houver informações sobre o levantamento de custos, a Prefeitura deverá abrir processo de licitação”.


Fonte: Vinícius Pacheco e Ynaiê Botelho _ Do G1 Presidente Prudente



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista