Lucélia é a primeira no Estado a finalizar levantamento do idoso
Nossa Lucélia - 21.03.2014


Anúncio foi feito na quarta-feira (19), pelo secretário Rogério Hamam (Desenvolvimento Social)

LUCÉLIA - Para tornar mais eficientes as ações do poder público voltadas aos idosos, o Estado lançou o programa 'São Paulo Amigo do Idoso', com o objetivo de estimular os municípios, entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações na área.

Na quarta-feira (19), o secretário estadual Rogério Hamam (Desenvolvimento Social), anunciou que Lucélia foi a primeira cidade do Estado a finalizar o dignóstico, segundo passo para conquista do Selo Inicial do programa. “Este levantamento é um retrato social de como vive essa população no município, tanto da zona rural quanto urbana. Equipes do setor social foram em busca destes idosos, para depois integrá-los nas ações da assistência, saúde, educação, trasporte, entre outras áreas sociais. A dianteira de Lucélia mostra como o município está preocupado com os idosos, visando melhorar as ações públicas em parceria com Estado”, disse Hamam.

O diagnóstico apresentado ao secretário mostra que aproximadamente 15% da população luceliense possui 60 anos ou mais. “Identificamos e qualificamos o município que está se preparando para a inversão da pirâmide que necessariamente o Brasil sofrerá nos próximos 30 anos, onde a população idosa terá participação significativa. Atualmente, 13% da população do Estado é idosa e entendemos, a partir de estudos, que este percentual subirá para 30% nos próximos 30 ou 40 anos. O Brasil deixará de ser um país jovem, para ser um país mais experiente. Um país que saiba lidar melhor com população da melhor idade”, disse o secretário ao se referir que Lucélia seguirá a mesma tendência.

Segundo a secretária municipal Andréia Regina Ribeiro (Assistência Social), o município aguarda a finalização por parte do Estado dos sistemas 'Ideia Amigo do Idoso' e 'Ideia Gestor Municipal', para cadastrar o diagnóstico  e conquistar o segundo selo, no total de quatro - de Adesão, Inicial, Intermediário e Pleno. “Ao conquistarmos estes selos, o Estado investe na área da saúde, educação, assistência, nas políticas públicas para o idoso, melhorando sua condição de vida no município”.

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social desenvolve diversos programas que atendem a população acima de 60 anos de Lucélia, entre eles o BPC Deficiente e BPC Idoso com 403 pessoas participantes, programa de aquisição de alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) beneficiando 200 idosos, programa Leite de Soja com 200 idosos, além dos serviços do Cras (Centro de Referência a Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social ), com oficinas manuais, de convivência e fortalecimento de vínculos. “Administrar é conseguir se antecipar às demandas e aos problemas. Nossa missão é implantar várias ações para que possamos verdadeiramente promover o envelhecimento ativo em Lucélia”, afirma a secretária.

OUTROS PROGRAMAS – O prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) destacou que há 30 dias foi solicitado novas vagas para os programas Renda Cidadã e Ação Jovem e que neste encontro em Lucélia, o secretário estadual garantiu que estudará a demanda do município para beneficiar o restante da população.

Já em Adamantina, o chefe do Executivo luceliense assinou termo de repasse de R$ 158.815,20 do Feas (Fundo Estadual de Assistência Social). O recurso é repassado diretamente a prefeitura, dividido em parcelas mensais ao longo do ano. É o Conselho Municipal que define e acompanha a aplicação do dinheiro repassado para Lucélia .



Fonte: João Vinícius _ Do Grupo Impacto



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista