Serviços de Verificação de Óbito estão suspensos desde 2008
Nossa Lucélia - 19.03.2014


Moradores da Nova Alta Paulista sofrem com transtornos. Prefeito de Dracena diz que governo deve oferecer atendimento

REGIÃO - Desde 2008, moradores da Nova Alta Paulista sofrem com a falta do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Em Dracena, o atendimento foi suspenso e desde então, a população precisa percorrer mais de 100 km até Presidente Prudente para ter acesso ao serviço.

A falta de atendimento resulta na dificuldade de elucidar rapidamente a causa da morte em casos relacionados à doenças transmissíveis, que precisam de medidas de vigilância e controle de patologias. Além disso, a liberação do corpo para o velório também faz parte dos transtornos enfrentados pelos moradores.

“Como se não bastasse ver ele morto, tivemos que esperar um tempo até que o corpo voltasse de Presidente Prudente. Eu tive também que pagar por esse serviço”, explica a aposentada Santina dos Santos Santana, mãe de Edimilson dos Santos Santana, que morreu no final de 2013 aos 51 anos. Segundo ela, além da dor da perda, a família também teve que enfrentar a demora na liberação do corpo, que durou quase 12 horas.

O proprietário de uma funerária, Wilson Luiz de Oliveira, explica que por causa da distância, o percurso pode demorar até duas horas. “Nos casos em que as pessoas morrem no final da tarde, é ainda pior, porque não tem expediente nesse período”.

Conforme Wilson, devido à demora, o  corpo precisa de uma preparação. “Do tempo do óbito, até a liberação, o cadáver precisa passar por um tratamento químico, que tem um custo para a família”, explica.

De acordo com o prefeito de Dracena, José Antônio Pedretti (PR), o SVO deve ser oferecido pelo Governo do Estado e por isso, ele afirma que enviou um ofício pedindo a volta do serviço para o município. “Pedimos urgência e também peço para que prefeitos e vereadores da região encaminhema solicitação para que o governador se sensibilize e nos ajude”, diz.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista