'Carnaval Vermelho': MST ocupa fazenda em Dracena
Nossa Lucélia - 04.03.2014


Cerca de 28 integrantes invadiram o local no sábado (1º). Proprietários pediram reintegração de posse nesta segunda-feira (3)
Em São João do Pau d' Alho, uma fazenda no Bairro Nova Marília foi ocupada por cerca de 40 famílias no sábado (1º)


DRACENA - A fazenda Santa Luzia das Marrecas, no bairro Iandara, em Dracena, foi invadida neste sábado (1º), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A ocupação faz parte da ação  denominada “Carnaval Vermelho”, que inclui outras invasões em terras de Marabá Paulista e Presidente Bernardes.

De acordo com o boletim de ocorrência, a fazenda de 500 alqueires conta atualmente com a presença de 28 integrantes do movimento entre adultos e crianças, que, conforme a Polícia Civil, invadiram o local de forma pacífica e prometeram deixar a fazenda assim que os proprietários fizessem o requerimento de saída.

Segundo a polícia, o grupo faz parte da “Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade”, e afirma que  tem como objetivo principal, realizar ocupações para pressionar o Estado sobre o convênio assinado e divulgado no Portal do Governo na última sexta-feira (28), firmado entre o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

A fazenda invadida em Dracena tem cinco proprietários e, conforme uma das donas, Ana Lúcia Costa, já foi alvo do movimento em 1991.

Seu irmão e também proprietário do local, Marcos Costa, afirma que o grupo chegou até a fazenda no sábado, no entanto, devido à chuva, o caminho até o acampamento ficou interrompido. “O caseiro conseguiu chegar ao local somente nesta segunda-feira [3]. Nós já tomamos as medidas necessárias e assim que sair a reintegração de posse, solicitada nesta segunda [3], os ocupantes prometeram deixar o local pacificamente. Eles relataram que querem chamar atenção do governo”, conta.

Outra cidade da Nova Alta Paulista também foi invadida no final de semana. Em São João do Pau d' Alho, uma fazenda no Bairro Nova Marília foi ocupada por cerca de 40 famílias no sábado (1º).


Fonte: Do G1 Presidente Prudente



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista