Imigrante japonês receberá título de cidadão adamantinense
Nossa Lucélia - 03.03.2014




ADAMANTINA - A Câmara aprovou o projeto da vereadora Noriko Onishi Saito, que concede o título de cidadão adamantinense ao senhor Yoshifusa Ito, 86 anos, natural do Japão e residente há 63 anos em Adamantina.

Senhor Ito que atualmente é aposentado, foi um empresário bem conceituado do município. Administrou a Funilaria “Y Ito” até o ano de 1979. “Sinto-me honrado. Não sei se mereço no fim da minha vida receber um título de cidadão adamantinense”, relata emocionado.

A família imigrou do Japão para o Brasil em 1936, quando Yoshifusa tinha apenas 8 anos de idade. Junto dos pais e cinco irmãos, Ito foi para o povoado de Guaibe, entre Marília e Lins, onde os pais trabalharam durante dois anos em uma lavoura de café. Depois disso, a família comprou um sítio e investiu em um pequeno negócio de bichos de seda, mas que não deu certo. “Queria aprender um ofício e comecei a trabalhar em uma funilaria de um amigo meu. Lá aprendi muito e me tornei um profissional”, diz Ito.

Com os conhecimentos adquiridos nesta pequena empresa, Ito e três amigos, Orlando Martineli, Valentim Gatti e Isuguio Kobayashi, mudaram-se para Adamantina para trabalhar como funileiro na Exportadora Brasilex. Em virtude disso, o imigrante chamou de 'aventura com os amigos'. Como não conhecia ninguém de Adamantina e não tinham residência própria, os amigos ficaram hospedados em um hotel da cidade.

Foi onde conheceu sua esposa Keiko, filha do dono do hotel. “Ela trabalhava como garçonete no restaurante. Era muito trabalhadeira e eu fiquei admirado. Pedi a mão dela em casamento para o pai”. A união ocorreu dois meses após a chegada do senhor Ito à Adamantina. Alguns meses depois, ele saiu da exportadora e montou seu próprio negócio, a Funilaria e Vidraçaria Y Ito, instalada na avenida Rio Branco.

A Funilaria de Yoshifusa prestava serviços não só em Adamantina, como também, na região. “Fizemos muitos serviços naquela época”. Ito se lembra com orgulho que ele participou da construção da Santa Casa, do Colégio Madre Clélia, empresa Volkswagen e demais empresas de Adamantina e alguns municípios vizinhos.

“Eu fiz vários funcionários meus empresários. Saíram da Funilaria para montar seu próprio negócio”, conta orgulhoso.

Yoshifusa Ito e Keiko Munamassa Ito não tiveram filhos. “Criei dois irmãos meus, que são como filhos pra mim”, relata. Ele perdeu a esposa em 2011 e desde então mora somente com sua irmã, Tieco, 79 anos. “Perder a esposa não tem coisa pior que isso, viu?!”, lamenta.

Sobre sua vida em Adamantina, senhor Ito conta que foi tranquila e que nunca teve nenhum inimigo. A entrega oficial do título de Cidadão Adamantinense ainda não tem data definida.


Fonte: Estela Mendes _ Do Portal Regional / Foto: Estela Mendes/ JR



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista