Bastos deve receber mamógrafo do Estado
Nossa Lucélia - 20.02.2014


Processo começou em novembro do ano passado com requerimento apresentado na Câmara pelo vereador Manoel Rosa (PMDB)

BASTOS - O município de Bastos pode sediar mais um núcleo regional de oferta do exame de mamografia, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na última quarta-feira, 11, o secretário de Saúde, cirurgião dentista Valdir Dezan, confirmou que sua pasta recebeu no último dia 7 correspondência da Direção Regional de Saúde (DRS), solicitando uma série de informações. Entre elas, a demanda mensal da Capital do Ovo para este exame, que segundo Dezan, é de ordem de 180. Pacientes atualmente atendidas na Santa Casa, Hospital São Francisco e AME de Tupã.

Dezan explicou que a prefeita Virgínia Pereira da Silva Fernandes (PSDB) já manifestou interesse e apoio à instalação do serviço e que o andamento do processo depende da regional. “Nós já respondemos que temos interesse, a nossa demanda e que não há fila de espera. Agora, eles é que vão dar seguimento no processo”.

Valdir Dezan também confirmou que a Secretaria de Saúde encaminhou ainda a DRS, orçamentos de algumas empresas da região que vendem o equipamento. “Todos que fizemos, na casa dos R$ 230 mil, valores semelhantes ao que o (Vereador) Manoel apurou na época do pedido que ele fez, no final do ano passado”, completou o secretário.

COMODIDADE! Waldir Dezan comentou ainda que apesar de Bastos não ter fila de espera, ou demanda reprimida de pacientes para o exame, indiscutivelmente uma unidade de atendimento local, será importante na melhoria da qualidade desse atendimento. “Fundamentalmente, é a nossa preocupação e da prefeita, a comodidade dessas pacientes, que não terão mais que ir até Tupã. Fora que isso reverte também em economia e rico zero de viagem de uma cidade para outra. A paciente vai ser atendida em casa; aqui mesmo no nosso hospital de Bastos”.

Além disso, segundo Dezan, a implantação do referido núcleo de atendimento possibilitaria a Bastos atender ainda parte da demanda regional. “Iacri, por exemplo, se achar conveniente, e até outras cidades da região, já que o equipamento para esse tipo de serviço é capaz de fazer mais que 180 exames por mês – que é o que usamos em Bastos”.

BRAGATO - O pedido feito por Manoel Rosa, ano passado, teve como incentivo o 'Novembro Rosa', programa nacional de incentivo à precocidade do exame e, na oportunidade, foram coletas mais de 800 assinaturas de bastenses que manifestaram apoio em pedido encaminhado ao deputado Mauro Bragato (PSDB), ao governador e ao secretário de Saúde do Estado.

“Sem dúvida, a instalação de um aparelho de Mamografia, para a realização de exames preventivos... em muito contribuirá para a saúde das mulheres, e até mesmo dos homens, tendo em vista que neles também há incidência de câncer de mama”, justificou na oportunidade o vereador.

Manoel Rosa e Valdir Dezan não falaram em prazo, uma vez que os procedimentos seguintes para a implantação dependem, exclusivamente, da regional de saúde. “Já demos todas as informações solicitadas, incluindo os custos estimados. Só o fato d DRS nos cobrar essas informações, é um sinal que a possibilidade existe. Vamos aguardar e fazer o que for necessário e possível ao Município”, finalizou Dezan.

“Depende da DRS, mas penso que se eles estão solicitando informações da Prefeitura é um sinal de que pode ser instalado sim. E fico feliz em poder ter dado mais essa contribuição para a saúde da comunidade bastense. Afinal, é para isso que fomos eleitos”, resumiu Manoel Rosa, ressaltando “o empenho e a dedicação de sempre – comprometido com a região”, do deputado Mauro Bragato (PSDB).


Fonte: Jornal de Domingo – Nilton Mendonça



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista