'Gaiolas ecológicas' são desativadas pela prefeitura de Tupã
Nossa Lucélia - 19.02.2014


Medida foi tomada porque população não utilizava locais corretamente

TUPÃ - O poder público de Tupã (SP) instalou no ano passado oito gaiolas ecológicas à beira de estradas vicinais para receber o lixo doméstico dos moradores. No entanto, a tentativa não deu certo e a prefeitura acabou com o projeto. A decisão foi tomada porque a população não usava corretamente as gaiolas. Em vez das pessoas jogarem apenas o lixo doméstico, os equipamentos estavam sendo usados para receber entulho, galhos secos e até animais mortos.

As gaiolas ecológicas foram instaladas em oito pontos diferentes da zona rural da cidade. "As pessoas não estavam colaborando. Não estavam jogando lixo na parte interna das gaiolas e jogava tudo ao redor. Chovia e levava lixo nas propriedades ao lado. A população mesmo pediu para a gente retirar essas gaiolas. Então nós fizemos. Retiramos desses locais as gaiolas só que, infelizmente, não resolve. Eles têm o hábito de jogar lixo nesses locais e continuam jogando. A prefeitura tem novas ideias, tem novos projetos para tentar acalmar esse acúmulo de lixo em determinados locais", informou o secretário do meio ambiente, Renan Pontelli.

Além de melhorar o visual dos pontos, o objetivo da medida era combater a dengue, que bateu recordes em Tupã. Quase duas mil pessoas contraíram a doença em 2013 e uma delas morreu. Outra medida adotada pela prefeitura foi a colocação de câmeras para vigiar as pessoas que jogam lixo em local inadequado. Mas os equipamentos tiveram os fios de cobre furtados e pararam de funcionar.


Fonte: Do G1 Bauru e Marília



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista