Escritor pretende escrever livro sobre Balisa
Nossa Lucélia - 15.02.2014



LUCÉLIA - O escritor e jornalista José Carlos Daltozo, da cidade de Martinópolis, esteve na última segunda-feira visitando as cidades de Pracinha e Lucélia, com o objetivo de tirar fotos e colher novos dados para uma futura edição de um livro, enfocando a comunidade Balisa.

Daltozo pretende escrever um livro enfocando a realizada histórica de Balisa, considerada a célula máter das cidades de Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Pracinha, Lucélia e Adamantina.

Para a edição desse livro, o autor acha que uma parceria entre as prefeituras de Martinópolis, Osvaldo Cruz e Lucélia seria importantíssima com patrocino de parte da edição.

Balisa foi colonizada por imigrantes russos, ucranianos, búlgaros, romenos, thecos e gagaúzos que vieram em sua ampla maioria da antiga Bessarábia para o Estado de São Paulo, em busca de trabalho e riqueza. Em seu território teve também moradores brasileiros, muitos deles nordestinos que se deslocaram para a região em busca de melhores condições de vida. Na época Balisa pertencia ao município de José Theodoro, atual Martinópolis, sendo portanto a cidade de Lucélia um povoado que surgiu dentro do distrito de Balisa, que era distrito de Martinópois.

José Carlos Daltozo é formado em Letras, jornalista e escritor. Autor de 9 livros históricos da cidade de Martinópolis e região. Hoje Datozo está terminando um livro sobre os Costumes e Tradições Rurais, tudo o que existia nos sítios estão desparecendo com o progresso. E após, pretende colher dados para a futura edição desse livro enfocando a comunidade eslava de Balisa, que desapareceu com o tempo, e seus moradores mudaram-se para Lucélia, Adamantina,cidades do Estado do Paraná, e na região de Campinas e Americana.

Quem desejar entrar em contato com o pesquisador para enviar alguma foto, ou alguma informação sobre Balisa, pode fazer pelo email: jcdaltozo@uol.com.br ou pelo telefone 18 - 3275.1168.


Fonte: Marcos Vazniac



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista