Salmourão discute nesta quinta criação de Parque Estadual no rio Aguapeí
Nossa Lucélia - 13.02.2014


Encontro será com representantes de organizações ambientais e de mais 47 cidades

SALMOURÃO - O município de Salmourão recebe nesta quinta-feira, 13, um encontro regional que pode ser o primeiro passo para a criação do Parque Estadual no rio Aguapeí.

A partir das 8h30 no Salão Paroquial representantes dos 47 municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Aguapeí e mais representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e outros convidados, além de membros de organizações ambientais, acompanharão o anúncio da área de proteção especial para estudo de conservação da natureza. O documento é o decreto nº 116, assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 3 de dezembro de 2013. Na mesma oportunidade será feita a proposta da criação do Parque Estadual do Rio Aguapeí.

“Esse é o reconhecimento da luta de praticamente 15 anos pela busca da preservação do rio Aguapeí, que tem importância ambiental e econômica tanto para Salmourão como para a região”, destacou o prefeito salmouroense José Luis Rocha Perez (PSDB). Segundo Perez, 10% do território de Salmourão é composto por vegetação nativa da Mata Atlântica.

“Além disso, para o futuro, a criação do Parque significa mais investimento por parte do Governo do Estado para os municípios beneficiados, a fim de alavancar o desenvolvimento regional em prol da preservação do meio ambiente, o que resultaria também em maior qualidade de vida”, concluiu o prefeito.

O rio Aguapeí, também conhecido como rio dos Aguapés ou Feio, nasce no município de Gália, bem próximo à SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros). Segue para o norte até a altura de Lins. Em seguida, para oeste, passando por Luziânia, a partir de onde recebe muitos afluentes até desaguar no rio Paraná, entre os municípios de Nova Independência e São João do Pau d'Alho.

Como percorre mais de 300 quilômetros, é, portanto, um dos maiores rios do estado de São Paulo em extensão. Em todo seu percurso, corre aproximadamente paralelo ao rio Tietê, que se localiza ao norte, e ao rio do Peixe, ao sul.


Fonte: OCNet _ Colaborou_Daniel Torres_Jornal Cidade Aberta



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista