Morre Valter Zômpero, um dos pioneiros do jornalismo em Bastos e Tupã
Nossa Lucélia - 08.02.2014



TUPÃ - Morreu no início da noite de ontem, aos 72 anos, o jornalista Valter Zômpero, um dos pioneiros do jornalismo em Bastos e Tupã e um dos grandes nomes da imprensa regional. Além de comandar a redação da Folha do Povo por mais de 30 anos, “Seu Valter” como era carinhosamente conhecido, atuou nos jornais Jornal de Bastos e Folha de Bastos (empresas com atividades encerradas) e Tribuna Bastense (atual Jornal Tribuna).

Ele nasceu no dia 31 de julho de 1941, na cidade de Pederneiras, região de Bauru e mais tarde se mudou com a família para Tupã. Seu Valter iniciou a carreira no jornalismo em 1957, com apenas 16 anos, como redator do antigo Jornal de Tupã.

Com grande dose de curiosidade, aliado ao gosto pela escrita e ao desejo de justiça, Seu Valter rapidamente mostrou que possuía todos os atributos de um grande jornalista. Com seriedade, competência, ética, imparcialidade, determinação, responsabilidade, e acima de tudo, compromisso com a verdade, logo se firmou com um dos grandes nomes da imprensa local e regional.

Profissional completo e extremamente versátil, ele sempre atuou com grande desenvoltura em todas as editorias, redigindo materiais policiais, políticas, econômicas e comportamentais.

Além do Jornal de Tupã e da FOLHA DO POVO ele também atuou em vários outros veículos de comunicação, como Jornal de Quatá, Jornal de Bastos, A Época de Pompéia, Folha de Rancharia, Folha de Bastos e Tribuna Bastense. Também teve passagem pelo rádio, trabalhando como redator de programas jornalísticos na Rádio Piratininga (atual Rádio Tupã) e na Rádio Clube de Tupã.

A paixão por escrever também levou Seu Valter a se tornar poeta, respeitadíssimo, sendo autor de dois livros publicados: “Eu, você e o nosso amor” e “Fonte eterna de amor”. Seu Valter também foi um incentivador do esporte, exercendo o cargo de Diretor do Bastos Esporte Clube (BEC), Diretor-Secretário do Tupã FC, da Liga Municipal Tupãense de Futebol, Liga Tupãense de Futsal, Academia de Box, e das equipes amadoras Belsom, ATEA e Ferroviários.

GRANDE MESTRE - Mais que um profissional competente, que ajudou a registrar a história de Tupã e região, através de suas reportagens, Seu Valter também ajudou a formal e lapidar inúmeros jornalistas, diplomados ou não.

Compartilhando sua paixão e seu comprometimento com o jornalismo, ele ensinou a esses profissionais que a verdadeira formação de um jornalista só é possível no dia-a-dia das redações, no trabalho de apuração dos fatos, na correria diária para o fechamento das edições.

Reconhecendo a importância do trabalho realizado na imprensa local e regional, Seu Valter foi homenageado pelas Câmaras Municipais de Bastos, no ano de 2002 e de Tupã, em 2004.

Com a morte de Valter Zômpero, na noite desta sexta-feira, Tupã e região perdem não só um dos grandes nomes da imprensa, mas também um dos profissionais mais apaixonados pelo jornalismo. Ele deixa a esposa Maria Gizélia da Silva Zômpero, os filhos Valter Júnior, Ana Maria e André Luiz, além de cinco netos. Seu corpo está sendo velado no Memorial Tamoios, na rua Lélio Piza e o sepultamente acontece hoje, às 10 horas, no Cemitério da Saudade.

A direção e funcionários do jornal a Folha do Povo (Tupã) se sentem honrados e agradecidos pela oportunidade de trabalhar com Valter Zômpero e se solidarizam com os familiares pela imensa e dolorosa perda..


Fonte: Do Bastos Já – com informações do Jornal Folha do Povo (Tupã)



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista