Chuva no mês de janeiro fica abaixo do esperado
Nossa Lucélia - 08.02.2014



LUCÉLIA - O índice de chuva no mês de janeiro, somados os 31 dias, ficou bem abaixo ao esperado para todo mês. Ao todo choveu apenas 87,4 mm, um índice muito abaixo a média histórica do mês de janeiro que fica em torno dos 250 mm a 300 mm.

O mês de dezembro também registrou apenas 69,9 mm, muito abaixo ao esperado no mês que fica em torno dos 150 mm a 200 mm. Além da pouca chuva o forte calor está marcando o verão. As temperaturas elevadas aumentam o consumo de água e energia elétrica devido ao ar condicionado. Segundo o site www.cliamtempo.com. não há previsão de chuva em Lucélia nos próximos 8 dias.

RAIOS ULTRAVIOLETA: Este verão é um dos mais quentes dos últimos dez anos, com temperaturas acima dos 30ºC em quase todo o país. Segundo o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a incidência dos raios ultravioletas está mais forte. Para amenizar os efeitos do sol, a busca é por proteção, por um refresco. A combinação de céu azul e poucas nuvens é que leva os termômetros para cima. Uma das explicações para esse calorão nos últimos dias é a falta de chuva. Na região sudeste e no centro do país a chuva funciona como regulador da temperatura, quando chove, esfria. Como não tem chovido nos últimos dias, o resultado são dias mais quentes e com pico de calor.

AQUECIMENTO GLOBAL: Uma das explicações para o clima extremo do mundo seria o aquecimento global, que deixa o clima do mundo bipolar, com extremos de frio como está ocorrendo nos EUA e Europa e calor extremo como está acontecendo no Brasil e Austrália. Quando falamos em mudança climática e em aquecimento global, estamos nos referindo ao incremento, além do nível normal, da capacidade da atmosfera em reter calor. Isso vem acontecendo devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos. Tal aumento tem sido provocado pelas atividades do homem que produzem emissões excessivas de poluentes para a atmosfera. Esse aumento no efeito estufa poderá ter consequências sérias para a vida na Terra no futuro próximo, como veremos adiante.


Fonte: Marcos Vazniac



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista