Tupã poderá ter radares inteligentes espalhados pela cidade
Nossa Lucélia - 07.02.2014


A proposta de instalação de radares partiu do Conseg que tem registrado muitas reclamações sobre velocidade no trânsito

TUPÃ - O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Tupã e o Conselho Municipal de Trânsito de Tupã (CMTT) reuniram-se na segunda-feira, dia 2, no Paço Municipal, para avaliar a possibilidade de instalação de radares inteligentes na cidade, garantindo a segurança no trânsito e a preservação da vida. 

Os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o Controlador de Velocidade do Tipo Estático Portátil, com todos os recursos e vantagens que o aparelho tem para que a cidade tenha um trânsito mais seguro e atinja seu objetivo maior, que é ampliar a segurança e coibir as infrações causadas pelos motoristas que desrespeitam as normas vigentes.

O prefeito Manoel Gaspar orientou para que os conselheiros estudem a relação custo/benefício do equipamento. “Vamos estudar se é interessante adquirir ou locar esse controlador de velocidade. Também pedi para que os membros do Conseg conhecessem mais sobre o funcionamento e sua eficiência em outras cidades, como Assis, Bauru, Presidente Prudente e Martinópolis”, disse o presidente do CMTT, Valentim Bigeschi.

Bigeschi considerou que um dos maiores problemas do trânsito de Tupã, que inclusive vem ocasionando muitos acidentes, com feridos graves e até mortes, ainda é o excesso de velocidade, principalmente por parte dos mototaxistas. Por isso, será preciso uma ação mais eficaz para minimizar isso.

O presidente do CMTT disse que o objetivo maior é desestimular o cometimento de infrações de trânsito, em especial quanto ao excesso de velocidade. “Os pontos de radar poderão estar em diversos locais da cidade. Os equipamentos vão fazer com que os motoristas que infringem a legislação sejam autuados”.

REUNIÃO - Será marcada uma nova reunião, já nas próximas semanas, quando os conselheiros já poderão apresentar um parecer sobre o funcionamento do aparelho e sua eficiência dentro do trânsito da cidade. “Se a deliberação for favorável, o radar virá para Tupã, mas para garantir a segurança”.

O presidente do CMTT lembrou que a proposta de instalação de radares partiu do Conseg, que tem registrado muitas reclamações sobre velocidade no trânsito em Tupã. Um dos fatores, de acordo com Valentim, é o aumento da frota de motos. “Nas cidades onde foram implantados os radares, houve uma grande diminuição no número de vítimas do trânsito”.

MAIS SEGURANÇA - O tenente Vander, da Policia Militar, disse que o principal objetivo da PM é a preservação da vida e a integridade do ser humano. “Infelizmente, as estatísticas em relação aos acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade de Tupã são muito altas. Se não me engano, foram 14 mortes no ano passado. Neste ano, que está apenas começando, já registramos duas vitimas fatais. Os casos sempre envolvem excesso de velocidade, imprudência e imperícia do condutor do veículo.

O oficial da PM lembrou que o excesso de velocidade é um problema crônico não só em Tupã, mas em todo o País. E quando isso é somado com imperícia, negligência e imprudência, resulta em acidente com vítimas fatais.

Durante a reunião, o tenente Vander enumerou as instituições que são envolvidas e as despesas com as vítimas. De acordo com ele, uma ocorrência no trânsito envolve a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a Polícia Militar, a Polícia Civil, os agentes de trânsito, o Corpo de Bombeiros e hospitais da cidade.

Integrante do Conseg, Sônia Tayano disse que o excesso de velocidade é o principal problema do trânsito da cidade hoje. “Nós achamos importante a instalação de radares na cidade, nas principais vias do centro e também na periferia. Somente assim, teríamos maior controle sobre o excesso de velocidade”.

Finalizando, a vereadora Telma Tulim, que também integra o Conseg, disse que é necessário coibir a alta velocidade, que pode causar acidentes graves e até óbitos. “Quando você põe uma lombada, por exemplo, penaliza todo mundo, quem anda devagar e quem anda depressa. Um radar fotografa, filma e prova que a pessoa está errada”.


Fonte: Diariotupa.com.br / Jornal Diário de Tupã



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista