Prefeitura realiza georreferenciamento urbano em Lucélia
Nossa Lucélia - 01.02.2014


O mapeamento utilizou cerca de 600 fotos georreferenciadas

LUCÉLIA - A Prefeitura de Lucélia iniciou em dezembro passado os trabalhos para a realização de georreferenciamento urbano, que permitirá a elaboração do Mapa Urbano Básico (MUB), a partir de imagens aéreas.

O trabalho foi iniciado a partir do levantamento de dados preliminares, com planta atualizada da área urbana de Lucélia e, em paralelo, realizados sobrevoos que permitiram extrair fotografias georreferenciadas. Para o mapeamento foram produzidas cerca de 600 fotografias aéreas, que juntas compõem o mosaico urbano.

Esse mosaico foi montado pela equipe técnica da empresa ao longo dos últimos 30 dias, e o primeiro resultado foi apresentado ao prefeito Osvaldo Saldanha e equipe, na tarde desta quinta-feira (30). Esse mosaico, chamado tecnicamente de “fotoíndice aerofotogramétrico”, traz o conjunto de fotografias que compõem uma grande imagem da área urbana.

O passo seguinte é vetorizar (desenhar) o mapa urbano de Lucélia sobre essa imagem, identificando as ruas, meio-fio, quadras, lotes, áreas edificadas, praças, canteiros, áreas de lazer, hidrologia, lotes edificados e não edificados. Segundo os técnicos da empresa, haverá casos em que possam ocorrer divergências, que serão identificadas e equacionadas, uma a uma, permitindo assim um banco de dados atualizado sobre a área urbana de Lucélia.

Com esse banco de dados será possível desenvolver políticas públicas em várias áreas, sobretudo nas ações de infraestrutura urbana, permitindo um raio-x atualizado da cidade. Outro recurso possível será a atualização da base de dados para cálculo do IPTU, por exemplo.

São muitas as alternativas de utilização desse banco de dados atualizado. “Será possível identificar, por exemplo, imóveis que estão cadastradas na prefeitura com uma determinada área em metros quadrados, e que possam ter sofrido ampliação ou redução em sua área, possibilitando, consequentemente, a correta tributação”, explica o Secretário de Desenvolvimento Municipal, Acácio Rocha.

O prefeito Osvaldo Saldanha destaca a importância desses recursos tecnológicos. “A administração pública precisa acompanhar e estar em sintonia com todas as possibilidades de uso das tecnologias para auxiliar as ações e políticas públicas, em todas as áreas. Começamos pela área urbana e pretendemos estender esse moderno mapeamento para a área rural”, explica.

A contratação desse serviço especializado de engenharia cartográfica se deu por meio de processo de licitação, sendo vencedora a empresa Medral Geotecnologias. Como produto final será disponibilizado um moderno e atualizado banco de dados, que deve ser concluído e entregue à Prefeitura até o final do primeiro quadrimestre deste ano.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assossoria de Comunicação



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista