Carnaval 2014: segurança é uma das maiores preocupações da festa em Adamantina
Nossa Lucélia - 01.02.2014


Além do policiamento no local com o efetivo da PM, haverá equipe de segurança devidamente treinada

ADAMANTINA - A cidade de Adamantina volta a ser palco de eventos tradicionais, desta vez com a realização de uma das festas mais comuns do Brasil – o Carnaval. A Secretaria de Cultura e Turismo definiu neste ano que a cidade terá quatro noites de folia, de 28 de fevereiro a 3 de março, e uma matinê – no domingo, todas realizadas na Estação Recreio.

De acordo com a secretária de Cultura Natália Bachi Borro, a programação ainda não foi totalmente fechada, mas as atrações confirmadas são Trio Violada, Estilo Atrevido e Banda Sem Limites. A Banda Marcial também marcará presença e trará as tradicionais marchinhas carnavalescas, como forma de preservar a essência da festa popular.

“Resgatar as festas populares tradicionais já fazia parte do plano de governo do prefeito Ivo Santos, e a população ao longo do ano também demonstrou ter este desejo. Em 2013, mantivemos o Pré-Carnaval pois não havia tempo hábil para a realização das quatro noites de evento, mas desde lá a Secretaria de Cultura se organiza para trazer de volta à Adamantina a festa mais popular do país”, destaca Natália.

Nos últimos anos Adamantina contou com o Pré-Carnaval, realizado uma semana antes para não 'coincidir' com eventos na região. A festa sempre foi sucesso de público, atraindo foliões de cidades vizinhas.

Sobre a tradição regional, a secretária destaca que o estilo diferente oferecido por Adamantina agradará aqueles que optarem em ficar na cidade. “Não podemos nos deixar influenciar por outros eventos. Nossa população deseja uma festa bem organizada, voltada para as famílias e é isso que nos propomos a fazer. Sabemos da tradição de outros municípios, mas tradição nenhuma começa se não houver a primeira vez. Acreditamos que ofereceremos um evento diferenciado e isso certamente agradará àqueles que optarem por Adamantina”, ressalta.

Além das atrações, a estrutura montada no local contará com completa praça de alimentação, com as barracas destinadas às entidades do município.

Natália afirma também que a proposta da Secretaria de Cultura, como já aconteceu em outros eventos, como o JuniFest, é abrir a praça de alimentação do Carnaval para as entidades e associações de bairro do município terem condições de angariar recursos. “Todos já foram informados e os interessados participaram de uma reunião nesta quinta-feira (30).

Precisamos antes levantar o número de interessados. Só depois decidiremos se abriremos para particulares”, explica. Na sexta-feira (24) aconteceu a primeira reunião com a comissão organizadora para iniciar os trabalhos. “Nosso objetivo é fazer um evento para a família adamantinense, de qualidade, e que as pessoas possam ir e levar seus filhos sem preocupação”, finaliza Natália.

SEGURANÇA: UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DO EVENTO - De acordo com a secretária de Cultura Natália Bachi, a segurança da festa foi uma das maiores preocupações desde quando se começou a planejar o Carnaval, em Adamantina.

"A segurança é sempre a primeira preocupação quando pensamos em eventos, ainda mais de grande porte. Como é de praxe, a Polícia Militar foi procurada e dá todos os direcionamentos para a comissão organizadora ter condições de elaborar uma festa segura. Além do policiamento no local com o efetivo da PM, haverá equipe de segurança devidamente treinada e cadastrada na Polícia Federal, contratada pela prefeitura e equipe de socorristas, como já é feito em todos os eventos realizados pela administração".

Outro diferencial destacado por Natália será o monitoramento do evento por câmeras de segurança, na Estação Recreio. O capitão da Polícia Militar de Adamantina, Júlio Romagnoli, afirma que a segurança do evento é responsabilidade do promotor da festa. “Trabalharemos para manter a ordem pública, mas com um efetivo menor, pois teremos que dividir os PMs entre Lucélia, que tem um evento regional, e agora Adamantina. Não será fácil, mas com certeza faremos o patrulhamento”.

O capitão destaca que foi realizada uma reunião no início do ano com o prefeito de Lucélia para planejar estratégias de segurança para aquela cidade, pois o efetivo já seria menor devido a carnavais em outros municípios que compreendem a Companhia. “Já tivemos 70 policiais em Lucélia, entretanto, mesmo antes de anunciarem o Carnaval em Adamantina sabíamos que teríamos menos policiais. Agora, então, com o efetivo dividido será menor ainda”, completa.

Ainda não houve uma reunião formal entre Prefeitura de Adamantina e Polícia Militar para tratar do evento.


Fonte: Tamyris Araujo _ Do GI Notícias



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista