Produtores testam técnica de produção de alface mais limpa em Adamantina
Nossa Lucélia - 12.01.2014


Casa da Agricultura testa a nova técnica mulching com plástico branco

ADAMANTINA - Quem não gosta de comprar uma hortaliça limpinha? Com menos agrotóxicos e mais saudável? Para facilitar para o consumidor, produtores já estão atentos e inovam no campo. E a tecnologia colabora. Em Adamantina, a Casa da Agricultura implanta, por meio de teste, uma nova técnica de produção: mulching com plástico branco.

De acordo com Maurício Konrad, chefe da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e Casa da Agricultura, seis produtores rurais testam a técnica com plástico branco nos canteiros de alface. Entre as vantagens está a diminuição da incidência de ervas daninhas, diminui a perda de fertilizante, evita compactar o canteiro, promove o crescimento mais rápido e uniforme e, como consequência, uma hortaliça mais limpa e saudável para o consumidor. Outro produto que é testado é o adubo protegido, de longa duração.

O produtor Gil Testa vê a novidade como positiva, já que deixa a horta mais limpa e não suja as folhas da alface. “Tenho 2.500 m2 de área destinada ao alface e apenas um canteiro é testado, mas acredito que a diferença agradará a todos”, destaca.

Outro família de produtores que participa do teste do mulching com plástico branco é a de Jair Nascimento, que há 18 anos vende hortaliças nas feiras de Adamantina. Dos 7 mil m2 destinados a produção, também um canteiro é testado. “Estamos no início. Há duas semanas implantamos a técnica, mas já vemos que a alface está mais limpo e o canteiro organizado”, destaca Francisca Nascimento.

ECONOMIA - E neste período mais chuvoso do ano as hortaliças sofrem com a ação do tempo. Konrad explica que a Casa da Agricultura incentiva e recomenda o cultivo protegido, por meio de estufas que funciona como guarda-chuva e não faz com que as folhas não sejam afetadas.  “Entretanto, apesar de incentivarmos, poucos aderem as estufas por serem um pouco mais caro para implantar. De aproximadamente 60 produtores adamantinenses de alface, apenas dois aderiram as estufas”, afirma o chefe da Casa da Agricultura. Muitos contam com 'sombrite' na horta que ameniza a ação do tempo, mas não como a estufa.

Prejudicadas pelas chuvas e com o aumento da procura pela hortaliça no verão o resultado é um só – aumenta o valor e cai a qualidade do produto. “É comum vermos em janeiro faltar alface. Antes colhia um pé com 1,200g e hoje tenho que colher 10 pés para dar o mesmo peso. Com isso, tenho que plantar o dobro para conseguir atender os clientes”, afirma Gil Testa.

EXPECTATIVA PARA 2014 – As chuvas de janeiro são propícias para sequeiros como milho e amendoim, além de pastagem e cana-de-açúcar. De acordo com Konrad, 2013 foi um bom ano para a produção de cana, melhor do que os anos anteriores que foram mais secos. Para 2014, a cana deve continuar no auge da produção, assim como os grãos. “Começamos o ano bem, com chuva, e isso é bom para a agricultura”, finaliza.


Fonte: Tamyris Araujo _ Do GI Notícias



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista