Implantação do Samu na Nova Alta Paulista: Custo é muito alto e inviabiliza implantação do serviço
Nossa Lucélia - 11.01.2014


Encontro de comitê gestor ocorreu em Adamantina, nesta sexta-feira (10). Prefeitos, representantes jurídicos e secretários de saúde de oito municípios participaram. Uma nova reunião deve ocorrer na próxima sexta-feira (17)

ADAMANTINA - O Comitê Gestor Inter-Regional de Atenção às Urgências realizou uma terceira reunião para discutir a implantação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), nesta sexta-feira (10), às 14h, na prefeitura de Adamantina.

O objetivo é de que o serviço esteja em funcionamento nos municípios da Nova Alta Paulista. Na ocasião foram apresentadas e debatidas, as propostas e os custos do Samu em 18 municípios, que serão atendidos.

Conforme a assessoria de imprensa de Adamantina, a manutenção de uma unidade do Samu equivale ao valor de R$ 1,07 por habitante em cada cidade da Nova Alta Paulista, o que torna o custo operacional alto e inviabiliza a implantação do serviço na região. “No repasse, 50% do custeio do Samu é por parte da União, enquanto estados e municípios dividiriam os outros 50%, igualmente. Porém, o estado não tem participado da gestão do programa e os municípios são obrigados a pagar 50% dos custos”, informa.

Os custos com infraestrutura, equipamentos e viaturas são 100% pagos pelo Governo Federal, segundo a assessoria de imprensa. “Com a vinda do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a implantação dos Hospitais Regionais (HR) na região, o estado não tem arcado com este valor”, declara.

Conforme a assessoria de imprensa de Adamantina, a reunião contou com a participação de prefeitos de cidades da região: Osvaldo Cruz, Parapuã, Lucélia, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu. Além de representantes dos departamentos jurídicos e secretários de saúde dos municípios que integram o comitê gestor.

Durante o encontro, uma nova reunião foi definida e deve ocorrer na próxima sexta-feira (17), às 14h, na prefeitura de Adamantina.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente



Voltar para Home de Notícias



Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista