Em SP há 283 documentos inéditos sobre o Regime Militar e o período da repressão em Lucélia
Nossa Lucélia - 23.06.2013



LUCÉLIA - O Regime Militar (1964-1985) foi um dos períodos mais turbulentos e negros da recém história do Brasil na visão da sociedade civil. Censura, prisões arbitrárias, torturas, fim das liberdades individuais e eleições indiretas.

Não foi só nos grandes centros urbanos que liberalmente o “pau comeu solto”, o setor de vigilância dos militares, vasculharam cada cidade do Brasil, em busca de subversivos e inimigos da “contra-revolução de 31 de abril de 1964.”

Em Lucélia, não foi diferente. Aqui, como pesquisa por mim realizada junto ao Arquivo do Estado de São Paulo, que detém dados de todos os municípios do estado, pude constatar dezenas de prontuários e documentos que dão uma geral sobre a situação política na época descrita acima.

Em tal pesquisa, que foi meu TCC de História, verifiquei que a vida de todos os religiosos da cidade foi averiguada pelos agentes, com informações precisas sobre a atuação de todas as religiões e seus líderes.

O sistema pesquisou e averiguou de perto a conduta dos vereadores, prefeitos, pessoas com cerca influência na cidade. Nossa imprensa era observada de perto, pois parte de suas publicações foram analisadas de forma meticulosa.

Achei que o “dossiê Lucélia” estivesse realmente completo. Leve engano. Com a internet que abre canais de comunicação e troca de informações no mundo real e a cores, descobri novos arquivos do Estado que existiam, e que só agora os documentos estão sendo entregues ao Arquivo do Estado.

Os arquivos sobre o Regime Militar aqui na cidade de Lucélia é enorme, e tem aproximadamente 283 novos prontuários para serem pesquisados. Nos tais documentos, que ainda não tive acesso, há nomes de pessoas da sociedade civil, que nunca achavam que estavam sendo vigiadas de perto, como profetizou o escritor irlandês George Orwel, em seu livro 1984, que deu origem ao famoso BBB e ao mundo virtual de vigilância que vivemos hoje.

Há documentos sobre como era a vigilância em cidades da região como Ovaldo Cruz, Inúbia Paulista e Adamantina.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista