Programa Integração AABB Comunidade/Projeto Anjo da Guarda é destaque no "Jornal do Educador"
Nossa Lucélia - 24.04.2013


Data escolhida foi 7 de dezembro, véspera do aniversário da cidade. Projeto será encaminhado para sanção do prefeito

LUCÉLIA - O Programa Integração AABB Comunidade completou recentemente 25 anos de existência. Em Lucélia, é desenvolvido á 15 anos e também leva a denominação “Projeto Anjo da Guarda”.

O Programa consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.

Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social. A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

LUCÉLIA – No município de Lucélia, o Programa Integração AABB Comunidade / Projeto Anjo da Guarda atende 165 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 á 14 anos. Conta com sete educadores e é coordenado por Maria Silvia Furtado Forti, e desenvolve atividades extras de capoeira e artesanato, além da prática de atividades físicas e pedagógicas.

Como destaque pelos trabalhos desenvolvidos pelo Programa em Lucélia, na última edição do Jornal do Educador, impresso que circula entre os Programas AABB Comunidade em todo país, a coordenadora Silvia teve seu depoimento e foto com educandos publicados na edição.

Seu depoimento foi o seguinte:
“Meu nome é Maria Silvia Furtado Forti, sou coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade em Lucélia (SP), há 13 anos. Percebo que, a cada 10 anos, existem muitas mudanças na nossa vida, e eu, ao longo desses anos, vivenciei muitas delas, mudanças de crescimento, de conhecimento e, principalmente, de fazer o bem sem olhar a quem, semeando no coração de cada criança e adolescente a semente do sonhar, pois, independente da classe social, cor ou raça, somos únicos nesse mundo, e é preciso que fazemos a diferença”, Maria Silvia Furtado Forti.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista