Fenômeno meteorológico em torno do Sol é visto novamente em Bastos
Nossa Lucélia - 23.04.2013



BASTOS - Pela segunda vez, num espaço de tempo de apenas cinco meses, a comunidade bastense voltou a se deslumbrar com um fenômeno ótico que forma um anel com as cores do arco-íris ao redor do Sol. Conhecido por halo, o fenômeno pode ser visualizado em grande parte do período da manhã desta terça-feira, dia 23. A primeira vez que o halo foi visualizado e fotografado em Bastos, foi por volta das 11h43 do dia 2 de novembro do ano passado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que o fenômeno conhecido como halo é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo. “É um fenômeno meteorológico provocado por finíssimas luzes de cristais de gelo que ficam dentro das nuvens e são rebatidas pelo Sol”, disse o meteorologista do Inmet Manuel Rangel em entrevista ao site G1.

Segundo ele, os cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é incomum. “Não temos números sobre a frequência com que acontecem, mas é comum”, afirmou Rangel.

Segundo o meteorologista, a duração do halo é variável, podendo permanecer por até uma hora no céu.

De acordo com o físico da Universidade Católica de Brasília Edson Benício Junior, o fenômeno costuma ocorrer às vésperas de períodos de chuvas. “Um pouco antes das chuvas, ocorre a formação de cristais de gelo nas nuvens e, quando a luz do sol bate nos cristais, decompõe-se nas cores do arco-íris”, explicou em entrevista ao site: www.veja.abril.com.br.

Segundo o físico, o arco-íris se forma a uma altura de 6.000 metros e o raio da circunferência aumenta à medida que o sol atinge pontos mais altos, o que ocorre por volta de meio-dia.

HALO - De acordo com o site wikipedia.org, halo é um anel de luz que rodeia um objeto e se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas), na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

Um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-los em redor da Lua às vezes.


Fonte: Do Bastos Já com informações do G1, Veja Abril e Wikipedia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista