Lucélia recebeu "O encontro de Shakeaspeare e a Cultura Popular"
Nossa Lucélia - 22.04.2013



LUCÉLIA - O Circuito Cultural Paulista trouxe para a cidade de Lucélia no último sábado (20), o teatro Romeu e Julieta “O encontro de Shakeaspeare e a Cultura Popular” com o grupo cearense Garajal. O espetáculo foi gratuito e teve o apoio da Diretoria Municipal de Cultura. A apresentação ocorreu na Praça da Igreja Matriz, às 20h45.

A mais conhecida história de amor de todos os tempos foi contada de uma forma bem popular. A trama passará em um terreiro de reisado, misturando Romeu e Julieta, Montecchio, Capuleto, Jaraguá, Príncipes Guerreiros e Freis, entre lutas de espadas, danças, pau-de-fita, roda de coco e músicas.

O grupo Garajal apresentou a peça Romeu e Julieta, misturando a cultura nordestina, com sua percussão, cantigas e o folclore nordestino, misturando Shakeaspeare, com a rica cultura do nordeste brasileiro. Romeu e Julieta: é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de Willian Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquetipo do amor juvenil. Um amor impossível, vivenciado na cidade de Verona, Itália.

Willian Shakespeare: A obra de Shalespeare é imortal. Considerado o maior poeta e dramaturgo da língua inglesa, as obras do britânico se dividem em comédias, tragédias e dramas históricos. Entre suas principais obras citamos Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de Uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza, Macbeth, A Tempestade, dentre outros. A literatura antes de Shakespeare era efêmera. Depois do inglês a literatura ganhou forma e estética. Seus personagens ganharam vida, sentimentos apurados e acabou reformulando a cultura ocidental. Shakespeare é o inventor do subjetivismo humano, onde através de suas peças teatrais, a vida eclode com sentimentos múltiplos e variados.

O crítico literário norte-americano Harold Bloom, um dos maiores conhecedores da literatura no mundo, coloca Willian Shakespeare no topo dos 100 maiores escritores do mundo em todos os tempos. Bloom faz uma profunda analise da obra shakesperiana no seu livro Shakespeare: A Invenção do Humano (1998), onde relata o inglês como um dos inventores da cultura ocidental, sendo o pai do subjetivismo humano, dando vida aos seus personagens e mergulhando na alma humana. Na obra O Cânone Ocidental, o professor e crítico literário Harold Bloom, faz uma rápida analise dos 100 maiores autores de todos os tempo.

Para Bloom a obra de Shakespeare é incomparável e inatingível por qualquer outro escritor o mundo. Harold Bloom coloca Willian Shakespeare no topo da lista dos maiores de todos os tempos. Na lista aparecem os melhores em primeiro lugar o inglês Willian Shakespeare com sua monumental obra, seguido pelo espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, pelo italiano Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, do poeta grego Homero, autor de A Ilíada e A Odisséia e pelo russo Liev Tosltoi, autor dos clássicos Ana Karenina e do formidável Guerra e Paz. Só tem um brasileiro na lista, o carioca Machado de Assis.

A importância de Shakeseare para o mundo é imensa e sua obra transcende valores literários, abrangendo outras áreas de humanidades como a Teologia, Sociologia e a História. Shakespeare é para a literatura, como Sir. Issac Newton é para a Física, ou Émile Durkheim para a Sociologia, ou Max Weber e Adam Smith estão para a Economia liberal.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista