Fatec funciona já em 2014 em prédio provisório
Nossa Lucélia - 22.04.2013


Adamantina terá dois cursos: Tecnólogo em Sistemas Elétricos e em Controle de Obras

ADAMANTINA - O Centro Paula Souza anunciou a definição de dois cursos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Adamantina. O aprendizado em Tecnólogo em Sistemas Elétricos e em Controle de Obras deve ter início já em 2014, em prédio provisório. Segundo a Fatec, não há riscos de Adamantina perder a unidade e a área para construção da sede será definida em breve.

Os assuntos foram tema da primeira audiência da administração Ivo Santos com a equipe da Fatec na terça-feira (16), em São Paulo. Participaram da reunião, além de Ivo, secretaria jurídica Maria Cristina Dias, secretário de Planejamento Rogério Buchala, e o chefe de gabinete Luiz Carlos Galvão. Da equipe do Centro Paula Souza, estiveram presentes o engenheiro Rubens, o pedagogo Aguinaldo, a arquiteta Giovana e o responsável jurídico Ricardo.

De acordo com Cristina, todos temas e questionamentos referentes as duas áreas foram discutidos durante o encontro. “Como eles já tinham informações do primeiro terreno, próximo a rodoviária, foram solicitadas mais detalhes da nova área. Mostramos todos fatores que nos levaram a apresentar uma nova opção para a construção da Fatec em Adamantina, como localização, estacionamento e barulho”, ressaltou. “Percebemos a disponibilidade de nos ouvir e o interesse de sanar todas as dúvidas sobre a área que poderá ser doada”, completou.

DECISÃO - Para que seja escolhido o local que abrigará a Fatec, foram solicitados documentos e elementos da nova área, como mapa da cidade com a inclusão do terreno, estudo de acesso, planejamento, documentação comprovando a doação, projeto de infraestrutura contendo sistema elétrico, de água e esgoto, certidões e outros. “Percebemos a possibilidade do Estado arcar com a infraestrutura, já que os profissionais da Fatec pediram que tudo seja encaminhado rapidamente para que caso a área seja escolhida, o projeto entre na licitação. Estão reservados R$ 17 milhões para essa construção em Adamantina. Estamos na expectativa”, complementou.

ETEC - Outro assunto já discutido é a ampliação dos cursos da Etec em Adamantina. Como a nova área que pretende ser doada é grande e comporta outro prédio, há a possibilidade do Centro Paula Souza construir nova escola para trazer mais cursos para a cidade.

CURSOS - Ao contrário do que já havia sido anunciado, Adamantina terá logo no início dois cursos: Tecnólogo em Sistemas Elétricos e em Controle de Obras. Serão duas turmas no período da tarde e duas a noite, o que totaliza, logo de início, 160 alunos.

“O curso em sistemas elétricos será o primeiro oferecido pela Fatec no Estado e segundo no Brasil, teremos esse privilégio. Isso comprovou que a escolha foi feita a dedo pensando nas áreas que se destacam em nossa região”, afirmou a secretária jurídica.

E as aulas poderão se iniciar já em 2014. A administração apresentou proposta para que a Fatec utilize prédio provisório para iniciar os trabalhos na cidade e a mesma foi aceita. “Eles se mostraram interessados, já que a prefeitura disponibilizaria prédio apropriado para o aprendizado. Vamos analisar os locais disponíveis e encaminhar toda documentação necessária para que já neste fim do ano tenhamos vestibular para os cursos da Fatec em Adamantina”, completou Cristina.

SISTEMAS ELÉTRICOS – Faltam especialistas nesta área no mercado de trabalho. Os profissionais neste setor trabalham em hidroelétricas na produção de energia. Por esta em uma região próxima a diversas hidroelétricas, Adamantina foi escolhida pela Fatec para abrigar o primeiro curso no Estado de São Paulo.

CONTROLE DE OBRAS – O tecnólogo em Controle de Obras é o profissional habilitado, acompanhar e monitorar a qualidade das obras pela verificação dos padrões tecnológicos especializados em projetos e normas técnicas. Atua no planejamento e gestão de canteiros de obras, principalmente na administração dos recursos humanos ou em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, cerâmica, executando, criando e adaptando ensaios, bem como lidando com o instrumento e maquinário associado. Esta área está ligada a engenheiro civil, construção de edifícios, entre outros. E neste setor falta mão de obra especializada.

“Esse curso foi escolhido porque o Estado acompanhou a busca da FAI pelo curso Engenharia Civil. Notamos a preocupação para que não haja nenhum tipo de concorrência entre Fatec e FAI, já que as mesmas devem se complementar, e não disputar”, ressaltou Cristina.

COLÉGIO AGRÍCOLA - Durante a reunião, a equipe do Centro Paula Souza solicitou da atual administração que resolva uma pendência que o município tem referente a Etec (Colégio Agrícola). “Essa é uma pendência referente a área, que já existe há 40 anos e vários processos já existem por esse motivo. Entretanto, nossa equipe já tinha feito todo o projeto de regularização da área e entregamos o material em mãos, assim que solicitado. Acredito que essa pendência se resolva rapidamente”, afirmou.


Fonte: Tamyris Araujo _ Do Gi Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista