Diretora de Meio Ambiente participa de capacitação do programa "Município VerdeAzul"
Nossa Lucélia - 19.04.2013



LUCÉLIA - A diretoria de Meio Ambiente de Lucélia, Daiana Romanini, participou no último dia 09 de abril, de capacitação do programa “Município VerdeAzul” realizado na cidade de Tupã.

No evento foram abordadas diretivas que regem o programa para o ano de 2013, como: Esgoto Tratado (funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário do município); Resíduos Sólidos (fortalecer a gestão dos resíduos domiciliares e dos resíduos da construção civil); Biodiversidade (proteger e/ou recuperar áreas estratégicas para a manutenção dos recursos naturais); Arborização Urbana (incrementar a gestão do meio ambiente artificial urbano por meio do estímulo ao planejamento e definição de prioridades para a arborização urbana); Educação Ambiental (implementar a Educação Ambiental no âmbito formal e informal); Cidade Sustentável (implementar o uso racional dos recursos naturais); Gestão das Águas (estimular o fortalecimento da gestão municipal sobre a qualidade da água para abastecimento público); Qualidade do Ar (implementar atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defesa da qualidade do ar e do controle da emissão excedente de gases de efeito estufa); Estrutura Ambiental (estimular o fortalecimento das Secretarias/Departamentos/Diretorias de Meio Ambiente) e Conselho Ambiental (estimular o funcionamento regular dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente).

De acordo com a diretora, em Lucélia as diretivas já estão sendo executadas no intuito da conquista do selo “Município VerdeAzul”.

“Desde quando assumimos a pasta, trabalhamos na conquista deste selo”, disse Daiana. “Estamos fortalecendo o projeto de Educação Ambiental, arborização urbana, resíduos sólidos, entre outros que nos possibilitará o benefício”.

PROGRAMA - O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista