Movimento no aeroporto de Prudente perde 11 mil passageiros
Nossa Lucélia - 14.04.2013


Aumento no preço das passagens e redução de voos influenciaram a queda no fluxo do transporte aéreo

PRESIDENTE PRUDENTE - O movimento de passageiros no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente sofreu uma queda de 17% no primeiro trimestre de 2013, se comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), o terminal foi utilizado por 64.725 pessoas entre janeiro e março de 2012. Já neste ano, as operações de embarque e desembarque registraram 53.590 usuários. A diferença corresponde a 11.135 passageiros a menos.

O diretor regional da Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, atribui a queda no movimento a dois fatores: o primeiro é a redução no número de voos operados no terminal prudentino e o segundo corresponde ao aumento no preço das passagens, que ficaram em média 20% mais caras.

Lucas lembra que, no ano passado, três companhias aéreas atuavam com voos regulares no aeroporto local – Azul, Gol e Trip. No entanto, alguns itinerários foram suprimidos de lá para cá, como a linha entre Prudente e o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), devido à fusão entre a Azul e a Trip.

Ainda de acordo com o diretor, a Gol desativou a linha entre Prudente e Cuiabá (MT), “que tinha um fluxo excelente”, trocando-a por uma nova para São Paulo.

Atualmente, explica Lucas, com apenas a Azul e a Gol em operação, Prudente só conta com voos diretos para Campinas (Viracopos) e São Paulo (Congonhas).

Sobre o impacto do aumento nos preços das passagens, Lucas avalia que isso ocorreu principalmente por causa da forte alta nos combustíveis. Ele considera que os próximos passos necessários para a ampliação do fluxo de passageiros são equipar o aeroporto local e abrir novas linhas para destinos diferentes.

Ele reclama da “lentidão” na reforma do aeroporto e pretende cobrar uma posição do Daesp na próxima segunda-feira (15) em São Paulo. “A demora prejudica a vinda de novas companhias aéreas”, aponta.

O administrador do aeroporto estadual de Prudente, Luís Carlos Carrion, diz que a queda no movimento de passageiros se deve, principalmente, à alta nos preços das passagens, verificada já desde o fim do ano passado. Com relação às obras no terminal, ele afirma que a reforma ainda está dentro do prazo previsto para a conclusão, que vence no fim deste mês de abril. As obras incluem mudanças no estacionamento e transferência de unidade operacional.

Em 2012, o fluxo total de usuários do transporte aéreo cresceu 11,5% em Prudente em relação a 2011, saltando de 259.190 para 289.124 passageiros.


Fonte: Gelson Netto _ Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista