Lucélia participa do Programa "São Paulo Solidário"
Nossa Lucélia - 13.04.2013


Cinco entrevistadores farão a "Busca Ativa" dos indivíduos que não possuem acesso aos serviços sociais

LUCÉLIA - O município de Lucélia, por meio da Secretaria de Assistência Social, está desenvolvendo o Programa “São Paulo Solidário”.

A iniciativa é do Governo do Estado e visa garantir o benefício individual mensal de até R$ 70 às famílias que não atingem este piso, tirando-as da linha da extrema pobreza até 2014 por meio de sua mobilidade social.

A Secretaria de Desenvolvimento Social coordena os trabalhos, que contam ainda com a atuação de outras seis secretarias: Educação; Saúde; Emprego e Relações do Trabalho; Habitação; Gestão Pública; e Saneamento e Recursos Hídricos.

O “São Paulo Solidário” é operacionalizado por meio do tripé: Busca Ativa, Agenda da Família e Transferência de Renda.

A Busca Ativa localiza as famílias em situação de extrema pobreza e aplica questionário elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Tendo como base os questionários preenchidos durante a "Busca Ativa", os dados serão compilados e tabelados, resultando assim no "Retrato Social", que servirá como um diagnóstico das condições de vida da população. Nele serão verificadas as privações da comunidade local em suas várias dimensões: saúde, educação e padrão de vida.

Para receber o benefício, as famílias deverão assinar a "Agenda da Família Paulista", firmando compromisso juntamente com a Prefeitura na busca de superar suas mais graves privações sociais.

A terceira e última etapa é a “Transferência de Renda”. Após a assinatura da Agenda da Família, as famílias que foram identificadas com renda per capita menor do que R$ 70, têm o direito de receber a complementação estadual denominada Renda Cidadã Variável.

LUCÉLIA – No município de Lucélia, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, existem cerca de 900 famílias em situação de extrema pobreza. Foram contratados cinco entrevistadores que farão a “Busca Ativa” dos indivíduos que não possuem acesso aos serviços sociais, além disso, será produzido um diagnóstico social das privações vivenciadas pela população.

Ainda em Lucélia, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), será o órgão responsável em trabalhar as prioridades de acordo com o diagnóstico.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista