Reforma da Penitenciária de Lucélia deve ser concluída em junho
Nossa Lucélia - 12.04.2013


O prazo para reforma é de oito meses com previsão de entrega em 14 de junho

LUCÉLIA - Desde outubro de 2012, a Penitenciária de Lucélia passa por reformas e adequações. Inaugurada em 1998, a unidade prisional com capacidade para abrigar 792 detentos, no momento não abriga nenhum preso. Segundo a SAP (Secretária de Administração Penitenciária), os detentos foram transferidos para diversas unidades do Estado, sendo os últimos na primeira semana de abril, aumento da superlotação carcerária, realidade comum das penitenciárias da região.

O prazo para reforma é de oito meses com previsão de entrega em 14 de junho. Para as obras estão sendo investidos R$7.896.512,34 que são para a adequação e reforma do setor de saúde da unidade prisional em decorrência das novas normas e portarias do âmbito do ministério da saúde, recuperação e troca das instalações elétricas danificadas, troca do telhamento, recuperação e troca das instalações da rede de água com problemas de vazamento e recuperação de parte estrutura do prédio (piso, paredes, entre outros) que estava danificada pelas infiltrações decorrentes dos problemas de vazamento das instalações hidráulicas.

Entre outras melhorias previstas estão à reforma do pavilhão disciplinar,  novas instalações da rede de esgoto da unidade, reforma das celas através da troca das portas e a construção de novas camas, as antigas foram demolidas já que estavam com a estrutura comprometida. 

No final de março, diretores do Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) visitaram as obras. O presidente Daniel Grandolfo se comprometeu em encaminhar um documento ao secretário da SAP Lourival Gomes, solicitando que a penitenciária seja totalmente automatizada. Para fortalecer o pedido, os funcionários da unidade elaboraram um abaixo-assinado que será entregue ao secretário. Embora o contrato para a realização das obras tenha sido 'fechado', Grandolfo disse que é possível se fazer um aditamento no mesmo e, assim, acrescentar mais aproximadamente de R$ 200 mil para automatizar todas as portas das celas da Penitenciária de Lucélia. O processo de automatização das unidades prisionais teve início na Penitenciária de Dracena.

REGIÃO – Apesar de não haver detentos atualmente, a penitenciária abrigava cerca de 1.500 detentos, número acima da capacidade. Todas as seis unidades prisionais da região vivem com a superpopulação carcerária.

A Penitenciária de Pracinha é que possui a maior número de detentos. São 1.652 presos que ocupam espaço que deveria abrigar 768. A situação é a mesma em Flórida Paulista, Irapuru, Osvaldo Cruz e Pacaembu, com duas unidades.

A SAP informou que está em andamento o Plano de Expansão de Unidades Prisionais, que prevê a construção de 49 novas penitenciárias, gerando mais de 39 mil vagas. A secretaria analisa a construção de outro CDP (Centro de Detenção Provisória), em Caiuá.


Fonte: João Vinícius Do GI Notícias.com.br

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista